O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi, participou na terça-feira (29) da reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com as entidades do Vale do Itajaí, na Associação Empresarial de Penha (Acipen). O diretor executivo da ACIBr, Cândido Godoy, e o secretário executivo, Gustavo Pereira, também participaram do encontro.
A reunião plenária teve como objetivo apresentar o Promobis, projeto de mobilidade urbana da Foz do Itajaí-Açu. Orçado em US$ 342 milhões, o projeto inclui a construção de um túnel submerso, ligando Itajaí e Navegantes, além de um sistema de transporte coletivo regional 100% elétrico (BRT), que ligará Porto Belo até Barra Velha, com linhas chegando também em Ilhota e Luiz Alves.
"Este é um projeto muito bonito que vai melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento na nossa região. O governador Jorginho Mello já anunciou que a cidade de Santos está começando algo semelhante e logo o projeto aqui no nosso Estado iniciará também", destaca o presidente da ACIBr.
Marlon ressalta que este é um projeto encabeçado pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). "As prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá não fazem parte da Amfri, mas penso que podemos levantar a possibilidade de uma parceria para tentar viabilizar uma linha desse transporte até Brusque, fazendo a ligação com Itajaí. A ACIBr apoia esse projeto e enxerga nele uma grande oportunidade de desenvolvimento para a região".
Voz Única Municipal
O evento discutiu ainda os resultados do Voz Única Municipal e os próximos passos do programa, que foi realizado em diversos municípios do Estado. Marlon apresentou o modelo aplicado pela ACIBr, que promoveu o Voz Única Municipal em parceria com outras 14 entidades, elencando 18 pleitos considerados prioritários aos candidatos a prefeito de Brusque. A entidade também apresentou demandas dentro do Voz Única Municipal aos candidatos a prefeito de Guabiruba e Botuverá.
"Destaquei a preocupação que temos em garantir a continuidade das obras em Brusque, Guabiruba e Botuverá e também sobre o acompanhamento da execução desses pleitos, já que a nossa intenção é, de tempos em tempos, chamar o candidato eleito para dentro da nossa entidade e ajudá-lo a realizar essas demandas. Também continuaremos próximos da Câmara de Vereadores, algo que já é tradicional em nossa entidade. Com a ajuda da Facisc, vamos acompanhar de perto a realização dos pleitos elencados ao longo dos próximos quatro anos".