Nos últimos três dias, o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ponta Russa, no bairro de mesmo nome, em Brusque, foi afetado pela falta de sinal de internet. “O prontuário do paciente é o prontuário eletrônico, então sem internet não temos acesso ao registro das informações”, explicou a enfermeira e coordenadora da unidade, Claudia Carraro, à reportagem da Cidade FM 92,3. Devido a isso, a equipe do posto precisou utilizar prontuários de papel para registrar os atendimentos. “Os pacientes tiveram que esperam muito tempo. A gente conversou (com os pacientes), pedimos paciência”, contou a coordenadora.
A falta de sinal prejudicou também o contato da equipe da UBS com os pacientes pelo WhatsApp da unidade. Já o médico do posto não conseguiu prescrever exames e encaminhar os pacientes para consultas com especialistas, tendo em vista que o Sistema de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) é online. A previsão, segundo Claudia, é que o sinal seja restabelecido até o fim da tarde desta quinta-feira (31).