O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, e o sargento Guilherme André Sedrez foram os entrevistados do Revista Cidade desta quinta-feira (31).
Os policiais falaram sobre a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Brusque. O evento ocorrerá no dia 27 de novembro, às 19h30, na Arena. “Vai ser a nossa formatura completa pós-pandemia. Que a gente passou a pandemia por uma série de aulas online, não poderia fazer formatura e aí agora essa é a completa com todas as escolas atendidas”, destacou Sedrez, um dos instrutores do Proerd. Conforme ele, este ano serão cerca de 2,4 mil formandos, sendo alunos do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da cidade – públicas e particulares, totalizando 37 instituições de ensino.
Em Brusque, o programa já formou mais de 36 mil alunos desde que foi implantado há 25 anos. Entre os objetivos estão conscientizar as crianças e os adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas, ilícitas e prevenção às violências, bem como fortalecer a autoestima deles, mostrando opções de vida saudável, longe das drogas e da violência. “Durante 10 semanas (ao longo do ano), a gente está presente nas escolas”, falou Sedrez. O 18º Batalhão desenvolve também o Proerd Kids e o Proerd Pais.
Tendo como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education), o Proerd foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. Começou a ser desenvolvido no Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, estando presente hoje em todos os estados brasileiros.
6ª Corrida Rústica e Cãominhada
Os convidados do Revista Cidade também divulgaram a 6ª Corrida Rústica, que será realizada no dia 7 de dezembro, em Brusque. Será a primeira edição noturna da prova. Na última edição promovida em 2019, o evento contou com 800 participantes. “A gente espera bater a meta (este ano) de 800”, disse o comandante.
Serão dois percursos, de 5km e de 10km. O primeiro com saída do quartel até os fundos da empresa Sancris. E o segundo com saída do quartel até o Corpo de Bombeiros, pela beira rio nova.
Sedrez disse que as inscrições deverão ser feitas no site Foco Radical e ou no Ticket Sport. Segundo ele, o primeiro lote está disponível até hoje (31 de outubro) por R$ 75. O lucro obtido com o evento será destinado à Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra). Paralelo à corrida, haverá a Cãominhada.