Aproveitando a campanha Outubro Rosa que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, o Conexão 92 recebeu nesta quarta-feira (30) Terezinha Zirke. A brusquense, de 69 anos, venceu o câncer de mama duas vezes.
A primeira vez que descobriu que estava com doença foi em 2008. “Fiz uma consulta de rotina. Para mim, parece que foi uma sentença de morte. E até entender o que estava se passando comigo demorou um pouco”, lembrou, mencionando que contou com o apoio dos familiares e amigos nesse período difícil. Na época, ela precisou retirar parte da mama, fazer radioterapia e tratamento por cinco anos.
Onze anos depois de obter a cura, descobriu um nódulo através do autoexame. Dessa vez, precisou retirar toda a mama e fazer quimioterapia. O tratamento coincidiu com o início da pandemia de Covid, em março de 2020. “Não é fácil a gente enfrentar isso, mas não é impossível. É difícil, mas se a gente ama a família, se a gente ama a vida, se a gente quer viver, a gente tem que correr, a gente consegue.”
Terezinha elogiou o atendimento prestado pela rede feminina que conta com uma equipe de saúde multidisciplinar. "É muito bom o trabalho que eles fazem lá." Às mulheres, ela deixou um recado: “Façam a mamografia, façam o seu preventivo”.