Nesta terça-feira (29), professores das redes Municipal e Estadual de Ensino se reuniram no auditório da Uniasselvi para o Seminário de Boas Práticas em Alfabetização e Recomposição de Aprendizagens, promovido pela Secretaria de Educação de Brusque. Além dos presentes, o evento também foi transmitido ao vivo.
O evento contou com a presença de professores de educação infantil, anos iniciais, atendimento educacional especializado e integrantes do programa Aprende Mais Brusque, além das equipes gestoras. Os trabalhos iniciaram às 13h e seguem até o fim do dia.
A Secretária de Educação, Franciele Mayer, destacou o objetivo do seminário: disseminar e reconhecer as práticas pedagógicas e de gestão que promovem o direito à alfabetização. “O evento valoriza iniciativas das Unidades Escolares e de professores, alinhadas ao eixo de Boas Práticas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", comenta.
Durante o seminário, foram expostas práticas pedagógicas por meio de banners de cada escola e realizadas 13 apresentações orais: 10 da Rede Municipal (sendo cinco de Educação Infantil e cinco dos anos iniciais) e três da Rede Estadual. Para encerrar o evento, a professora Dra. Juliana Pedroso Bruns apresenta uma palestra sobre o percurso formativo da alfabetização, abordando aspectos essenciais da prática em sala de aula.
As práticas expostas durante o evento incluem temas como alfabetização e letramento na Educação Infantil, garantia da alfabetização na idade certa, recomposição de aprendizagens, alfabetização na Educação Especial, uso de dados de diagnósticos e práticas de acompanhamento da gestão escolar.
Ao longo do ano, os professores das redes Municipal e Estadual realizaram diversas atividades voltadas ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. No seminário, eles compartilharam suas experiências em alfabetização, as metodologias e o acompanhamento dos estudantes, promovendo uma troca de experiências que pode ser registrada futuramente em uma revista eletrônica. “A rede de ensino de nossa região tem apresentado resultados muito positivos em alfabetização, e o dia de hoje é também de comemoração”, acrescentou Franciele.
Para Irene Cristina Valim, professora e organizadora do evento, este é um momento de suma importância para a troca de saberes. “É muito importante juntar o conhecimento dos professores, não só do nosso município, mas também de outras partes do Estado. Durante o ano, os professores da rede municipal e estadual desenvolveram um trabalho valioso com foco na alfabetização, dentro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, destaca Irene. “Hoje, eles compartilham essas experiências, vivenciadas em sala de aula, através de apresentações em banners e exposições orais".
Irene acrescenta que o principal objetivo do dia é proporcionar uma troca enriquecedora entre os educadores. “Os professores compartilham o que cada um achou, conforme a necessidade de suas turmas, e apresentam essas práticas para conhecimento de todos. Pretendemos futuramente transformar essas contribuições em uma revista eletrônica para documentar esse processo e celebrar a trajetória da rede em alfabetização. De acordo com os dados e indicadores, estamos avançando bem, e hoje é um dia de celebração”, finaliza Irene.