Documentário sobre artesanato guabirubense estreia em novembro

No dia 02 de novembro, sábado, acontece a estreia do documentário “Artesanato Dietrich: uma história moldada na argila”, que narra a história da família que há mais de 80 anos mantém viva a tradição de fabricar artesanalmente vasos de cerâmica no município de Guabiruba.

Contado a partir das lembranças dos filhos do fundador do Artesanato Dietrich, Willy João Dietrich, o filme tem cerca de 12 minutos de duração e o ponto chave da narrativa se dá a partir da viagem no tempo através das memórias dos irmãos. 
No documentário, Guido João Dietrich, Ivone Dietrich, João Vili Dietrich e Guilherme Dietrich convidam o público a reviver o modo de fazer, o cotidiano, as lutas e conquistas do artesãos e as mudanças que aconteceram até os dias atuais. 

A estreia do documentário acontecerá no Memorial da Fábrica Artesanatos Dietrich, sede da empresa, em Guabiruba, às 16h e a entrada é gratuita. Além do lançamento, uma segunda sessão de exibição acontecerá no dia 13 de novembro, quarta-feira, no Grupo de Idosos da São Pedro, Guabiruba.

"Esse documentário foi feito com muito carinho para registrar essa história que traz o trabalho manual com argila desde 1940. Tudo contado de uma maneira muito emocionante. Nosso objetivo é fortalecer a presença cultural do serviço artesanal feito em família em Guabiruba”, diz Vanessa Dietrich Carminati, neta do fundador do artesanato e idealizadora do projeto.

O filme dirigido por Pérola Ceron e João Minatti conta com a produção executiva de João Minatti, captação de imagem e edição de Victor Patrício, mixagem, masterização e finalização de som de Demis Kohler e trilha sonora autoral de Bruno Carminati, bisneto do fundador do artesanato. 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Guabiruba, através da Fundação Cultura de Guabiruba. 


Sobre o Artesanato Dietrich 

Willy João Dietrich, fundador do Artesanato Dietrich aprendeu sozinho a arte de transformar argila em objetos de cerâmica. Trabalhou moldando peças dos 18 aos 57 anos, quando faleceu em 1979. Junto da esposa e dos filhos, se tornou conhecido no município de Guabiruba e região pelo trabalho minucioso, feito inteiramente a mão e na época com um torno girado a pé. 

A esposa Hilária, que faleceu em 2006, foi a grande parceira de negócio do artesão, responsável por percorrer as ruas de Guabiruba e cidades vizinhas como Brusque vendendo de casa em casa, as peças produzidas pelo marido. 
Com a morte do pai e posteriormente da mãe, os filhos Guido e João Vili, que já haviam aprendido as técnicas de Willy, assumiram o negócio da família até desfazerem a sociedade e João assumir o Artesanato Dietrich. 

Desde o início com o mesmo nome, no mesmo endereço e com o mesmo amor pelo fazer artesanal, hoje João e sua esposa, dona Rosália, juntamente da  filha Vanessa e genro Emiliano seguem os passos do fundador Willy João Dietrich e mantém viva a tradição de produzir artesanalmente vasos de cerâmica no Artesanato Dietrich!

 

Serviços

O quê: estreia do documentário “Artesanato Dietrich: uma história moldada na argila”.
Quando: dia 02/11 às 16h e dia 13/11 às 14h.
Onde: dia 02/11 no Memorial da Fábrica de Artesanato Dietrich e dia 13/11 no Grupo de Idosos São Pedro de Guabiruba. 
Endereço: O Artesanato Dietrich fica localizado na Rua São Pedro, 2306, bairro São Pedro, Guabiruba. O Grupo de Idosos, Salão da capela São Pedro, Guabiruba.
Como: entrada gratuita

Final do Quiz UNIFEBE reconhece escolas campeãs da 10ª edição

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu estudantes, familiares e representantes das 10 escolas classificadas para a final da 10.ª edição do Quiz UNIFEBE, realizada no sábado (26), no Bloco F. Em uma edição marcada por novidades de formato, na premiação e a ampliação no número de escolas participantes, o Colégio São Luiz, de Brusque, foi o grande campeão, com Rodrigo Silva...
Continuar lendo...

Confira os contemplados do edital Trajetória Cultural

A Fundação Cultural de Brusque divulgou os contemplados da Trajetória Cultural, Edital 03/2024, que tem por objetivo a premiação de artistas e coletivos que tenham desenvolvido atividades culturais nos últimos cinco anos. Na categoria ampla concorrência os vencedores são Michel Nornberg de Oliveira, Evailson Oliveira Inomata e o Clube Filatélico Brusquense. Já na categoria Promoção e Divulgação...
Continuar lendo...

Adolescente é vítima de abuso sexual em banheiro de rodoviária, em Navegantes

Um rapaz de 16 anos teria sido vítima de abuso sexual na rodoviária de Navegantes, no Litoral Norte catarinense. O caso ocorreu por volta de 12h30 desta segunda-feira (28). O principal suspeito do crime é um homem de 59 anos. O suposto crime foi relatado por uma testemunha que esperava pelo ônibus, cujo estava sentada ao lado da irmã do rapaz, enquanto ele estava à frente, acompanhado do homem. De acordo com funcionários da...
Continuar lendo...