A 1ª Cãominhada do Núcleo de Médicos Veterinários da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) reuniu 180 tutores e seus pets na manhã deste domingo, 27 de outubro, em Brusque.
O evento, realizado em parceria com o Sesc, teve como objetivo promover momentos de integração entre pets e tutores e também incentivar a conscientização sobre adoção responsável.
O coordenador do Núcleo de Médicos Veterinários da ACIBr, Antônio Gesser Júnior, destaca o grande número de participantes no evento e também a importância da promoção de momentos como este para a saúde dos pets.
“Estamos pensando sempre na questão de bem-estar, promovendo a saúde dos nossos queridos companheiros. Essa socialização é fundamental. Deve existir a saúde física e mental. O confinamento não faz bem aos nossos pets e com esse evento promovemos essa socialização que é tão importante para os pets e os tutores”.
O diretor do Sesc, Gustavo Caetano, ressalta a parceria entre a entidade e a ACIBr. “Para nós é muito importante receber esse evento para conscientizar as pessoas sobre adoção responsável e o bem estar dos pets”.
Adoção
A Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) também foi parceira do evento. A entidade levou para o Sesc uma feirinha com pets que foram abandonados e estão disponíveis para a adoção.
A presidente da Acapra, Kelly Caroline de Menezes, destaca a importância do evento para a conscientização. “É importante para o público que está aqui ter contato com os cães, ver a situação da ONG no momento. É importante também essa parceria com os veterinários que sempre nos ajudam com os atendimentos, e toda essa visibilidade do evento acaba sendo fundamental para fortalecer a nossa associação”.
Além do espaço disponível para a Acapra, os recursos arrecadados com as inscrições da Cãominhada serão destinados para a entidade.
Integração
Moradora do bairro Tomás Coelho, a analista comercial Alexsandra Modesto levou os pets Theo, um Lulu da Pomerânia, e Thor, um shih tzu, para gastar energia.
“Já participei de outras cãominhadas, e quando fiquei sabendo desta, logo já fiz minha inscrição. É um dia diferente para eles, que podem interagir com outros cachorros e se divertir. Além disso, tem a conscientização da adoção, já que os dois foram adotados”, diz.
Já a família do pastor alemão Bolota e do pinscher Buddy veio de Botuverá para participar do evento. “Costumamos sempre passear com eles. Como nunca participamos de uma cãominhada, decidimos experimentar e achamos muito legal, principalmente para eles”, destaca Nadine Fachi, que participou com o namorado, Vinícius Cavilha, e com a sogra Sônia e a cunhada, Aline.
A 1ª Cãominhada foi uma realização do Núcleo de Médicos Veterinários da ACIBr com o apoio de Adaptil; Agrosul Catarinense; AmpeBr; Ciclu Urbano; Conexão Animal; Ecovitta; Espaço do Bem; Gre Laços Pet; Giardiavax; Junior Talhação, PetHouse; RVB Malhas; Sesc Brusque; Simparic; Supermercados Carol e Supermercado Lageado.