O Auditório da Paróquia São Luís Gonzaga foi palco da palestra, inédita no Vale do Itajaí, “A história da reinvenção da vida”. O evento, realizado na noite de quarta-feira (9), foi ministrado pelo ex-atleta profissional de mountain bike, Ilson Júnior, que se recuperou de uma tetraplegia e através, de sua história, apresentou ensinamentos da atividade de alta performance para inspirar pessoas no ambiente dos negócios e na vida pessoal.
Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e patrocínio da Proquimia e Unifebe, o projeto é uma realização das jornalistas Guédria Motta e Taiana Eberle, em parceria com a terapeuta Graziela Tomasi Bertolini.
“É uma alegria enorme estar aqui, porque esse é o meu propósito de vida hoje: levar a história do que aconteceu comigo e o aprendizado de tudo isso para o máximo de pessoas. Então, foi um prazer estar em Brusque pela primeira vez, falando para mais de 300 espectadores”, afirmou o palestrante, Ilson Júnior.
Superando o impossível
Natural de Minas Gerais, Ilson Júnior encarou a morte em 2016, ao sofrer um acidente enquanto treinava, aos 26 anos. Detentor de 11 títulos nacionais, por mais de 10 anos ele se dedicou ao ciclismo e foi exatamente sobre a bicicleta que sua vida mudou pela tetraplegia. Durante sua fala, ele ressalta diversos pilares que impactaram fortemente na sua recuperação e o fizeram superar o impossível. “Falo durante toda a palestra sobre a clareza de suas metas, porque é importante tê-las bem definidas na hora de superar grandes desafios; também a disciplina, que é um fator relevante para suportar todo o processo; você aprender a encontrar sentido na adversidade e usá-las a seu favor; a visão de longo prazo; e o mais importante e o que mais impacta e conecta com as pessoas é que tudo isso é uma história real, que foi vivida por mim”, pontuou Ilson.
A gestora do Projeto Ecossistema de Inovação de Brusque e Região do Sebrae/SC, Luciane Scheuermann, comenta da importância de promover eventos como este, que inspiram os participantes. “São essas histórias que unem sonho, determinação e propósito que trazem todo o intraempreendedorismo. Então, essa palestra do Ilson traz características empreendedoras como propósito, determinação e a força de vontade. Com suas metas traçadas, ele conseguiu alcançar seu objetivo. O Sebrae é isso: busca transmitir essa mensagem para os empresários e para quem deseja empreender”, frisou.
Ela completa que a palestra une públicos diferentes e impacta diversos setores da vida. “Um grande aprendizado que podemos levar desse momento é que podemos nos reinventar, começar algo do zero apenas com a força de vontade e da nossa mente. Basta acreditar e dar o primeiro passo para sair da inércia”, afirmou Luciane.
Emoção e aprovação do público
A plateia, que lotou o auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, aproveitou muito a noite e levou consigo grandes ensinamentos. A moradora do bairro Dom Joaquim, Maria Terezinha Milvrstdt Garcia, conta que assistiu um vídeo de Ilson na internet e veio à palestra para conhecer melhor a história do ex-atleta. “Vim com o meu filho, Maicom Garcia, que também já passou por adversidades que precisaram de disciplina e determinação para superar. Quando mostrei o vídeo do Ilson ele fez questão de vir comigo para conhecer melhor a história e os aprendizados”, compartilha Maria Terezinha.
Ela afirma que foi um momento enriquecedor e que levará a fala de Ilson como inspiração. “O principal aprendizado que vou levar para a minha vida é a persistência e a insistência para fazer algo dar certo. Não basta apenas pensar em algo: se eu realmente quero, é preciso agir para transformar o sonho em realidade. Com certeza valeu muito a pena ter vindo”, contou.
Quem também esteve presente e aprovou a palestra foi a psicoterapeuta holística, Kenny Dalsenter. Ela fala que conheceu a história de Ilson através de uma amiga e o modo como ele superou a tetraplegia a instigou a conhecer mais a fundo o caso. “É sensacional, a questão mental e o poder que habita na mente são coisas que eu acredito muito. Não tinha como não vir, foi um momento ímpar, a abordagem que ele faz e os ensinamentos que ele traz são enriquecedores”, compartilhou Kenny.
Ela comenta que o ser humano tem o hábito de duvidar da sua capacidade e um dos principais ensinamentos que levará da palestra é o poder de acreditar no seu potencial e trabalhar a mente para que isso aconteça. “Quando ele fala do estoicismo é algo que eu concordo muito e venho estudando, porque nós nos preocupamos muito com a opinião do outro, mas esquecemos que só temos controle do que está ao nosso alcance. Então trazer isso e mostrar como ele aprendeu, quem foram os seus mestres nesse caminho, foi uma grande virada de chave para mim”, finalizou.
O evento contou também com apoio institucional da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque