Este ano oito candidatas estão na disputa pelo título de rainha da 38ª Festa Nacional do Marreco. O concurso será realizado no último dia da Fenarreco deste ano, 20 de outubro, às 18h30, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
O primeiro compromisso das candidatas será ainda esta semana, em um café da manhã no Hotel Monthez, quando receberão as primeiras orientações sobre agenda até o grande dia e as regras do concurso. Também já está sendo agendada a prova dos trajes típicos que serão usados no desfile.
Para este ano, as candidatas também participarão de eventos chamados de Laboratório de Preparação. A proposta é que mesmo antes de serem escolhidas pelos jurados, as candidatas vivam, na prática, o que é ser realeza da Fenarreco. Um dos eventos onde todas elas estarão presentes será o Lançamento da Fenarreco no Mercado Público em Florianópolis no dia 5 de outubro. “Queremos que mesmo antes da escolha elas passem por momentos de adaptação e de conhecimento profundo sobre a festa”, explica o turismólogo Ademir Moraes.
A rainha, primeira e segunda princesa serão eleitas por uma comissão julgadora que avaliará postura, desenvoltura na passarela, capacidade de comunicação, beleza e simpatia. As eleitas receberão faixa e coroa, além de um valor mensal a partir do mês de janeiro de 2025, para representar o município e divulgar a festa.
A 37ª Fenarreco ocorre entre os dias 10 e 20 de outubro, com o melhor da gastronomia típica alemã, chopp gelado, música germânica e brincadeiras tradicionais. A entrada é gratuita.