(VIDEO) Espuma no Rio Itajaí-Mirim chama atenção de moradores

Na manhã desta terça-feira (10), moradores do bairro Santa Terezinha enviaram um vídeo denunciando uma possível poluição no rio Itajaí-Mirim. Nas imagens, é possível ver uma espuma branca na água saindo de uma tubulação nas proximidades da elevatória que traz resíduos para a estação de tratamento da empresa Rio Vivo. Segundo os moradores, um forte mau cheiro acompanha a espuma. 

Na tarde de hoje, a reportagem da Rádio Cidade entrou em contato com Fundação Municipal Meio Ambiente (Fundema),  para questionar se o órgão tinha conhecimento do caso e se já havia tomado alguma providência. Em resposta, Cristiano Olinger, Superintendente da Fundema, informou que até o momento nenhuma reclamação formal havia chegado à pasta. No entanto, ele destacou que um fiscal foi enviado à região para verificar a situação.

Olinger mencionou que já houve denúncias anteriores contra a empresa Rio Vivo que já foi autuada em ocasiões passadas quando estava fora dos parâmetros estabelecidos. Ele também explicou que, embora a Fundema realize a fiscalização, a liberação das atividades da empresa é responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Mesmo assim, a empresa fornece todos os dados solicitados pela Fundema.

Por fim, Cristiano Olinger pediu à população que continue denunciando casos de poluição, para que a Fundema possa manter sua fiscalização e autuar as empresas quando necessário.

O que diz a Rio Vivo:
Em contato com a empresa Rio Vivo, um representante informou que o efluente lançado no rio Itajaí-Mirim não contém produtos tóxicos e, portanto, não está poluindo o rio. A espuma observada ocorre devido ao nível baixo do rio. Quando o efluente já tratado que sai do cano da empresa mistura-se com a água do rio, acaba gerando a espuma. Segundo o representante, para quem não está familiarizado com o fenômeno, a espuma pode parecer poluição, mas isso não ocorre. Com o nível mais alto do rio, a espuma seria menor ou não visível.

O representante também afirmou que a empresa realiza análises mensais da água do rio na região e mantém contato constante com a Fundema e o IMA, este último responsável pela fiscalização e liberação das licenças.

Homem viaja até Blumenau para furtar whiskys e acaba preso

Um homem de 22 anos foi preso na tarde desta terça-feira (10) após tentar furtar duas garrafas de whisky, avaliadas em R$ 654, em Blumenau. O jovem, que veio da região de Florianópolis, havia viajado até a cidade com a intenção de cometer o furto. De acordo com o relatório enviado pela Polícia Militar, por volta das 14h44, uma guarnição foi acionada para um estabelecimento comercial no bairro Itoupava Norte. No...
Continuar lendo...

7ª Fairtec – Feira Tecnológica da Construção Civil começa nesta quinta em Brusque

A cidade de Brusque está em contagem regressiva para a Fairtec 2024, a sétima edição da Feira Tecnológica da Construção Civil, que acontece de 12 a 15 de setembro no Pavilhão da Fenarreco. Com mais de 80 expositores e uma programação repleta de lançamentos e inovações, o evento promete ser um marco para o setor, reunindo as últimas tendências em tecnologia, produtos e serviços, sempre...
Continuar lendo...

UNIFEBE recebe estudante alemã para pesquisa internacional

A UNIFEBE recebeu nesta segunda-feira (9), a estudante da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, da Alemanha, Sofia Lore Deixelberger, que em parceria com o Centro Universitário de Brusque está desenvolvendo uma pesquisa internacional, para analisar a emissão de gases de efeito estufa causada pelos transportes em uso da universidade. A estudante alemã foi recepcionada em reitoria pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, pelo vice-reitor,...
Continuar lendo...