Núcleo de Saúde e Segurança da ACIBr realiza workshop com Auditor Fiscal

O Núcleo de Saúde e Segurança da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou o workshop com o especialista em Segurança no Trabalho, Erivelton Francisco do Nascimento; e o Auditor Fiscal do Trabalho, Ricardo Bessa Albuquerque. O evento, aconteceu na tarde de quinta-feira, 5 de setembro, teve como tema principal “Histórico de fiscalizações e autos de infração relacionados a NR-01” e o “Protagonismo da Saúde e Segurança do Trabalho”.  

A coordenadora, Iracema Gonçalves, destaca que esta é a primeira ação do Núcleo aberta para o público em geral. E ressalta a grande participação das empresas e a importância do conteúdo em seu dia-a-dia. 

“O Núcleo de Saúde e Segurança é jovem, tem cerca de dois anos de fundação, e realizamos hoje nosso primeiro workshop. Estendemos o convite para nucleados e não-nucleados e tivemos uma grande adesão, com a sala cheia para o evento. Então, abordamos os temas do protagonismo da Saúde e Segurança do Trabalho, o histórico de fiscalização e os autos de infração perante a NR-01 e as suas abordagens. Contamos com palestras de dois especialistas e com certeza todos saíram daqui com uma bagagem importante para aprimorar o setor de suas organizações”, afirmou Iracema. 

As palestras
Erivelton Francisco do Nascimento é Engenheiro de Produção, Tecnólogo Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho. Atualmente é Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo Krona. Ele ministrou a palestra sobre o protagonismo do setor em uma empresa, trazendo números e cases reais. “Hoje abordamos esse protagonismo do profissional de Saúde e Segurança, através de exemplos como a gestão da saúde, indicadores e o alinhamento da Inteligência Artificial a favor do setor. Além disso, ressaltamos o trabalho do segmento como forma participativa, que não só aponta problemas como também sugere soluções”, comentou. 

Já o Auditor Fiscal do Trabalho na Gerência Regional do Trabalho em Joinville, Ricardo Bessa Albuquerque, apresentou a palestra “Histórico de fiscalizações e autos de infração relacionados a NR-01: Abordagem ao Programa de Gerenciamento de Riscos e a confiabilidade estatística das avaliações quantitativas em relação a requisitos técnicos”.

“O tema proposto foi para apresentar sobre o que fiscalização do Ministério do Trabalho está encontrando quando vai analisar alguns Programas de Gerenciamento de Risco (PGR). Em muitas autuações realizadas não encontramos uma confiabilidade técnica. Então, o objetivo dessa palestra foi justamente trazer o que temos encontrado e discutir os temas para as empresas se adequarem em relação a isso”, finalizou. 

O Núcleo
Criado em 2022, o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho é um dos mais recentes Núcleos criado pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Com cerca de 17 empresas integrantes, tem como objetivo difundir a importância do segmento dentro das empresas.

Quarta edição do Temperô na Praça reúne famílias e amigos no fim de semana

A quarta edição do Temperô na Praça, evento promovido pelo Núcleo de Gastronomia (Garni) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), reuniu um grande público na praça Sesquicentenário no sábado e domingo, 7 e 8 de setembro. Durante os dois dias de evento, um grande público aproveitou a estrutura de alimentação de 12 restaurantes, cinco choperias e uma empresa de...
Continuar lendo...

Adolescente bate carro em poste e pai tenta assumir culpa

Na tarde deste domingo (8), a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a uma ocorrência em que um carro colidiu contra um poste. O acidente aconteceu por volta das 17h24, na rua Maximiliano Furbringer, no bairro Maluche. Segundo informações preliminares da GTB, ao chegar no local, os agentes verificaram que o motorista do veículo era um adolescente de 17 anos. Durante o atendimento, o pai do jovem, que...
Continuar lendo...

Bombeiros de Santa Catarina intensificam combate às chamas no Pantanal

Um equipe de 10, dos 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que atuam no combate às chamas no Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS), foi deslocada neste sábado, 7, para uma nova região no município de Naviraí, situado mais ao Sul do estado. A outra metade da equipe permanece em Aquidauana, onde as operações de controle de incêndios continuam. Os bombeiros catarinenses agora se concentram no Parque Estadual das...
Continuar lendo...