O Desfile Cívico Militar realizado no sábado (7) na Avenida Poeta Zininho (Beira-Mar Continental), em Florianópolis, contou com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Ao todo foram 911 policiais militares que desfilaram.
Com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e da vice-governadora, Marilisa Boehm, a solenidade foi coordenada pelo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Mororizada do Exército Brasileiro, general de Brigada Gelson de Souza.
A PMSC participou de forma ordenada com o seu maior efetivo dos últimos cinco anos do Desfile Cívico. Dos 911 militares, 615 são alunos-soldados e 60 alunos-oficiais que usaram pela primeira vez a farda da corporação.
Os policiais motorizados utilizaram quatro viaturas históricas, 15 motos, duas caminhonetes com reboques e embarcações mais seis viaturas especializadas. O Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) também participou com 25 conjuntos de montaria e um helicóptero Águia do Batalhão de Aviação.
Também esteve presente o secretário designado de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), coronel da reserva remunerada Flávio Rogério Pereira Graff, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos das Neves, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, além de outras autoridades militares e civis.
O desfile iniciou de acordo com o roteiro pré-determinado, com a passagem das escolas e instituições civis, em seguida iniciando o das forças de segurança a pé e motorizado, terminando com o desfile do Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) da PMSC.