Colégio UNIFEBE é destaque na Feira Regional de Matemática

A XXV Feira Regional de Matemática, sediada em Guabiruba, terminou com o trabalho A Matemática Presente no Estudo das Tartarugas-verdes, produzido por estudantes do Colégio UNIFEBE entre os destaques da edição. Ele foi um dos quatro trabalhos inscritos para a programação, que contou com 52 trabalhos, destes, sete reconhecidos. A premiação proporciona a indicação para a Feira Catarinense de Matemática, que ocorre em Rio dos Cedros, em novembro. 

A comunicação do trabalho, o domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica e Relevância científico-social do trabalho estiveram entre os critérios de avaliação. Além deles, a ênfase dada ao conteúdo matemático e modalidade foram avaliados. 

Apresentado na feira pelas estudantes Larissa dos Santos e Thamires Imhof, o trabalho ainda contou, na produção, com Fernanda Giosele Frizon, Eduarda Minusculi Simon e Sabine Marchi Nichellatti, todas do 3.º ano do Ensino Médio, na produção. Conforme Larissa, além das características das tartarugas-verdes, foram abordados conceitos como sequência de Fibonacci, Paradoxo de Zenão. 

Outro ponto destacado pela estudante foi a possibilidade de promover a conscientização e a comunicação. “Além de desenvolver a parte teórica do nosso projeto, realizamos uma parte prática, durante a qual trabalhamos com crianças, visando conscientizá-las sobre as consequências do descarte incorreto do plástico na espécie das tartarugas-verdes”, detalha.

Segundo ela, mesmo com a confiança na relevância e originalidade da proposta, o resultado foi uma surpresa positiva. “A participação foi enriquecedora em todos os aspectos. Desde a pesquisa inicial até a apresentação final, adquirimos um conhecimento muito amplo sobre as tartarugas-verdes e sobre os conceitos matemáticos utilizados no projeto”, indica. 

Dedicação
Contente pelos elogios recebidos pelos quatro projetos inscritos na Feira e pelo resultado atingido, o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, ressalta o alto nível dos projetos participantes e competitividade das propostas. De acordo com ele, o fato de o projeto ter sido um dos dois do Ensino Médio reconhecidos é motivo de orgulho. 

O diretor acredita que as participações recorrentes em eventos científicos pelo grupo, como a feira Tecendo Conhecimento, organizada no Colégio, pode ajudar no desempenho no novo desafio. Com os apontamentos e análises feitos sobre o trabalho, ele projeta uma melhoria recorrente no trabalho das estudantes.

“Nós ficamos muito contentes porque isso nos classifica para a feira estadual, que também é já outro patamar, mas com certeza, as alunas que se classificaram estão bem preparadas, têm uma experiência”, projeta.

A coordenadora de Projetos do Colégio UNIFBE, professora Simone Sobiecziak destaca o empenho dos envolvidos com o desenvolvimento, o trabalho e a dedicação das estudantes. “Elas produziram um referencial teórico muito bem embasado, fizeram pesquisa de campo indo até o Projeto Tamar em Florianópolis e, além disso, desenvolveram uma ação pedagógica com duas turmas de 7.º ano”, descreve. 

Acompanhadas pela professora Tamily Roedel, as participantes testaram a aplicaram a proposta pedagógica, em Navegantes. “O intuito dessa ação foi a conscientização das crianças sobre o problema do plástico para as tartarugas. Com todo esse empenho o resultado não poderia ser diferente, é um trabalho em nível de graduação, sendo desenvolvido por nossos alunos do Ensino Médio”, detalha Simone.

Bombeiros atualizam informações sobre atropelamento no Centro

Na tarde desta terça-feira (3), o Corpo de Bombeiros de Brusque atualizou as informações sobre o atropelamento que ocorreu na região central da cidade, próximo ao terminal urbano. O acidente aconteceu por volta das 14h46, na rua Prefeito Germano Schaeffer. Segundo os militares, ao chegarem ao local, encontraram uma mulher de 61 anos caída na via. Ela estava consciente, mas apresentava perda de memória recente. A vítima tinha um...
Continuar lendo...

Após 2 Anos de bloqueio, Moraes libera redes sociais de Luciano Hang

Nesta terça-feira (3), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu liberar o acesso às redes sociais de Luciano Hang, após cerca de dois anos de bloqueio. O empresário brusquense teve seus perfis bloqueados por ordem judicial em agosto de 2022, durante uma operação que investigava trocas de mensagens com teor antidemocrático em um grupo de WhatsApp de empresários. Segundo o ND Mais, a decisão de Moraes...
Continuar lendo...

Contabilistas celebram a profissão com jantar dançante

No dia 27 de setembro, a partir das 20h, na Sociedade esportiva Bandeirante, em Brusque, será realizada mais uma edição do Jantar Dançante dos Contabilistas. O evento é promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Brusque Guabiruba e Botuverá (Sindicont), como forma de celebrar o dia nacional da profissão, comemorado em 22 de setembro. “Os contadores são profissionais que seguem em permanente atualização. No dia a...
Continuar lendo...