Com os objetivos de resgatar, reforçar e ensinar valores positivos, éticos e morais por meio do mundo encantado da literatura infantil, o Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) iniciou neste mês de agosto a aplicação presencial do programa "Era uma vez, uma semente do bem", nas escolas públicas de Brusque.
Até o fim do ano, o programa levará contações de histórias a 16 escolas municipais ou estaduais, com temáticas e enredos diferentes para alunos do 1° ao 3 ano das séries iniciais e do 4° e 5° ano.
Os recursos para a aplicação presencial do "Era uma vez, uma semente do bem" são provenientes do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Brusque, no valor de R$ 28.360,10.
Além do formato presencial, as escolas e alunos também têm acesso ao programa no formato virtual através de contações de histórias mensais, gravadas com os contadores K`roll Oliveira e Thomthom.
A Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann detalha que as histórias escolhidas têm como missão potencializar condutas adequadas em diferentes situações e conflitos por meio da transmissão de valores e virtudes.
"As histórias são cuidadosamente escolhidas para transmitir esses ensinamentos que são essenciais para o convívio social. Além de ensinar, as temáticas encantam profundamente os alunos, que ficam empolgados para receber a visita dos contadores K`roll Oliveira e Thomthom. Quando eles chegam para a aplicação presencial, é como se fossem celebridades", comenta Priscila.
Neste mês de agosto, o programa visitou 42 turmas nas seguintes escolas: EEE Pe Theodoro Becker, EEF RCC Ayres Gevaerd, EEB João XXIII e EEF Prof Georgina de C. Ramos da Luz, contemplando mais de mil estudantes.