Uma experiência única. Assim pode ser descrito o sentimento de quem participou do Papo de Sacristia. O evento promovido pelo Setor da Juventude da Paróquia São Luís Gonzaga, lotou o auditório paroquial, na noite de quarta-feira, 21 de agosto. Em um talk-show descontraído, comandado pelo vigário, padre Rodrigo Tascheck, o público se divertiu, deu boas risadas e aprendeu mais sobre a Igreja. Esta edição contou com as participações do padre Diego Martins, que foi o Sacristão; e do neo-sacerdote padre Renato Vieira.
“O Papo de Sacristia surgiu como uma forma de incentivar o conhecimento de fé e os ensinamentos que a Igreja prega, mas em um formato que fugisse do tradicional. Então pensamos em um evento dinâmico, interativo e criativo, realmente um papo de sacristia onde os padres falam sobre o assunto e conversam com o público presente”, explicou padre Rodrigo Tascheck.
Ele ainda conta que além de formativo, o Papo de Sacristia possibilita que os fiéis conheçam mais da realidade da vida dos padres. “Mostramos também um pouco da nossa rotina como sacerdotes, o convívio na paróquia, que brincamos um com o outro e também que somos falhos. Então isso torna tudo mais leve e divertido para quem está participando”, afirmou.
Padre Rodrigo fala que a primeira edição teve como temática principal a Santa Missa. “Tivemos um momento de perguntas, interação com a plateia e foi muito legal. Uma noite descontraída, mas de aprendizado e fortalecimento da fé”, comentou o vigário.
Grande adesão
Durante a semana, na secretaria paroquial estiveram disponíveis, gratuitamente, as fitinhas para participar do evento. Padre Rodrigo conta que houve uma grande procura por parte do público, praticamente esgotando todas antecipadamente.
“Divulgamos o evento no Instagram do Setor da Juventude, na semana que ele foi realizado, mas não deixamos explícito do que se tratava. Quando anunciamos que as fitinhas estavam disponíveis houve uma boa adesão, em pouco tempo quase todas foram distribuídas”, ressaltou.
Ele compartilha que foi uma grata surpresa ver a proporção da primeira edição e participação do público. “Não sabíamos como seria a adesão, mas houve uma grande repercussão e tivemos o auditório lotado nesta noite. Os feedbacks foram positivos e estão nos perguntando quando será o próximo”, frisou padre Rodrigo.
Próximas edições
Ainda não há uma data para as próximas edições do Papo de Sacristia, mas padre Rodrigo avisa para acompanhar a rede social do Setor da Juventude, pois lá serão divulgadas as informações. “Aos que não puderam comparecer nesta primeira edição, mas querem viver essa experiência única, peço que sigam a conta @juventudepslg no Instagram. Vamos lançar uma enquete para escolher o nome do nosso mascote, que é uma capivara. Deixo aqui o convite para todos que desejam se divertir e conhecer um pouco mais da nossa Igreja para participarem do próximo Papo de Sacristia”, finalizou.