Foi iniciada nesta segunda-feira (19), uma obra de drenagem na rua José Debatin, em Águas Claras, com a instalação de mais de 650 tubos de diferentes diâmetros, além de 22 novas bocas de lobo.
A rua Rosa Debatin, que se inicia ao fim da José Debatin, também receberá essas melhorias e, com isso, elas estarão aptas para ingressar ao Programa de Pavimentação Comunitária, que é um pedido dos moradores locais, que já começaram a se organizar e a preparar a papelada inicial necessária para a adesão ao programa.
A tubulação existente na rua não comporta mais a alta demanda da região, além de não ter uma boa resistência e durabilidade. Com esta intervenção, serão instalados 310 tubos de 60 milímetros de diâmetro, outros 235 de 40mm, além de 60 tubos de 30mm para a ligação das bocas de lobo, e mais 50 tubos de 20 milímetros para as ligações de esgoto das casas da rua.
Este trabalho é uma reivindicação de muitos anos de moradores da região, que sofrem durante os períodos mais chuvosos, mas que agora não devem mais ter que conviver com este tipo de problema. “A tubulação existente lá de 40mm não atende por ser uma rua de longo comprimento, que tem poucas bocas de lobo”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho.
“Se a gente só fosse colocar mais captações de água, essa tubulação já não atenderia, então vai ser feita essa melhoria e também ser colocado mais 22 bocas de lobo”, acrescentou.
Os custos desta obra estão na casa dos R$ 170 mil, que devem ser arcados integralmente pela Prefeitura de Brusque. A previsão é de que os trabalhos sejam realizados em aproximadamente duas semanas, dependendo das condições climáticas.