Após um período de inatividade por conta de uma manutenção preventiva, que não era feita há sete anos, a usina de asfalto da Secretaria de Obras voltou a funcionar nesta quinta-feira (15), mas ainda em modo de testes.
Esta etapa de testes é importante para que a integridade de todo o maquinário seja averiguada para que o equipamento comece a trabalhar com toda sua capacidade sem futuras interrupções.
Quando em pleno funcionamento, a usina é capaz de fabricar cerca de 70 toneladas de asfalto por hora. Somente neste ano, foram fabricadas mais de 11.500 toneladas de asfalto que foram utilizadas no Programa de Pavimentação Comunitária, Operação Tapa Buraco e diversos recapeamentos pela cidade.
Esta usina é de grande importância para a Prefeitura de Brusque pois há uma grande redução de custos com ela. Além do asfalto ser 50% mais barato que no mercado tradicional, não há gastos extras com frete. Além disso, o material fica pronto na usina nas primeiras horas da manhã, já podendo ser levado ainda cedo às vias onde será utilizado. Quando comprado fora, o asfalto só é entregue entre 9h e 10h da manhã, atrasando o início dos trabalhos.
Com a usina funcionando plenamente, a ideia da Secretaria de Obras é colocar diversas equipes nas ruas para uma força-tarefa. “Normalizando o funcionamento, a nossa programação a partir de amanhã, sexta-feira (16), é voltar novamente com a equipe de Tapa Buraco diariamente na estrada, garantindo de novo a trafegabilidade, e algumas outras intervenções, como o consertos de tubulação e algumas ligações de fossa”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho.
“Deixando claro que a gente já está em andamento com ruas da Parceria Comunitária. Nosso próximo passo é dar sequência nessa questão”, concluiu. A pasta informou ainda que será iniciada, em breve, a pavimentação da parte inicial da Serra do Moura, em Santa Luzia, uma requisição de muitos anos da comunidade local.