Evento no Paraná terá projeto contemplado em Brusque

O projeto “Crespos e Negritudes” de Brusque, que foi contemplado pela Fundação Cultural de Brusque, Lei Paulo Gustavo,  será apresentado no IV Seminário “Pretas Acadêmicas", evento que ocorre nos dias 26 e 27 deste mês. O encontro vai reunir pesquisadoras pretas de todo o Brasil que tenham trajetória acadêmica. 

Com o artigo intitulado “Do Berçário à Vida Adulta: A Influência do Projeto ‘Crespos e Negritude’ na Promoção da Identidade Negra em Brusque,” a pesquisadora e proponente do projeto, Shay Ferreira,  analisa o impacto do projeto na promoção da autoestima e valorização da cultura afro-brasileira entre crianças e adultos durante a execução do projeto, em Brusque.

Atividades e Impacto
Shay Ferreira explicou que os resultados indicam que o projeto promoveu uma maior valorização da identidade negra, melhorando a autoestima dos participantes e educando sobre a importância da diversidade cultural. Além disso, destacou que as atividades contribuíram para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso em Brusque, onde a ações antirracista ganharam espaço e notoriedade em outros Estados. A promotora salientou que o projeto é um exemplo significativo de como a educação antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira podem ser implementadas de forma eficaz e abrangente.

O projeto, que ocorreu no segundo trimestre deste ano, foi focado em cuidados com cabelos crespos e afros  e uso de turbantes. Com  oficinas gratuitas e abertas ao público, atraiu diversos participantes interessados em aprender técnicas de cuidado capilar e discutir a importância da representatividade e aceitação da estética negra.
Além disso, o projeto foi levado para várias escolas do município, contando com a participação de cerca de 72, que puderam participar de oficinas culturais, que incluíam contação de histórias e atividades com capulanas, promovendo a diversidade e a inclusão.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, Ministério da Cultura, e viabilizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.

Motociclista morre após grave acidente na BR-470

Um motociclista identificado como Ruhan Carlos Marchetti, de 28 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (24) após um grave acidente entre uma moto e uma carreta na BR-470. O acidente ocorreu por volta das 04h40, no km 159, em Trombudo Central. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quando as guarnições chegaram ao local, verificaram que Ruhan já estava sem vida. Ele apresentava múltiplas fraturas e diversos ferimentos. O motorista...
Continuar lendo...

Acidente com moto elétrica e carro fere mulher no Centro

Na manhã desta quarta-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para atender um acidente de trânsito entre uma motocicleta elétrica e um veículo, com uma vítima. O acidente ocorreu por volta das 08h40, na rua Hercílio Luz, no bairro Centro. De acordo com os bombeiros, ao chegarem ao local, encontraram a vítima, uma mulher de 19 anos, sentada na calçada. Ela era a condutora da motocicleta elétrica. A jovem estava...
Continuar lendo...

Homem fica ferido após bater carro com poste em Guabiruba

Uma colisão de um carro contra um poste em Guabiruba deixou um homem de 55 anos ferido. Ele foi levado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja após sofrer ferimentos no rosto. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), por volta das 07h48, na rua Romani Vicentini, no bairro Guabiruba Sul. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foi verificado no local que um Fiat/Siena havia colidido contra um poste. No interior do carro estava a vítima,...
Continuar lendo...