Na última semana, a Havan iniciou a restauração de mais dois prédios da antiga Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, na avenida Primeiro de Maio, em Brusque. As construções de 1940 estão posicionadas na parte da frente do complexo industrial, ao lado da portaria.
Na construção maior, era onde funcionava o escritório, o setor financeiro, comercial e refeitório da empresa. Já no prédio ao lado, estava localizada a loja de tecidos.
O complexo, que inclui a fábrica e o casarão da família Renaux, foi adquirido pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan, em 2017. Desde então, passou por diversas restaurações e, atualmente, sete empresas já ocupam o espaço.
“A Renaux faz parte da história de Brusque. Foi meu primeiro emprego e também onde meus pais e avós trabalharam como operário. Por isso, tenho grande apreço por esse lugar e busco manter nas características originais para ser uma memória viva dos brusquenses”, diz Hang.
O dono da Havan lembra que, em 2024, a Fábrica Renaux completaria 132 anos. “Essa restauração, às vésperas do aniversário de 164 anos de Brusque representa também a nossa contribuição para o resgate da história da nossa cidade”, completa.
Após reformados os espaços, Hang revela que serão destinados à locação.