Operação Virtude alcança mais de 890 mil pessoas

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou na última nesta sexta-feira (12), o resultado da Operação Virtude, uma iniciativa focada em intensificar as ações de combate à violência contra pessoas idosas. A ação, que se destaca pelo seu alcance e eficácia, apresentou quase 900 mil pessoas alcançadas com ações de conscientização e duas pessoas presas em flagrante.

No total, foram realizadas 76 ações de panfletagem, 139 ações educativas em mídia digital e 197 palestras. Essas atividades foram fundamentais para a disseminação de informações e conscientização da população sobre os direitos dos idosos e os meios de denunciar abusos e violências.

Os resultados das conscientizações são os seguintes: 876.543 pessoas alcançadas com ações em mídia digital, 11.798 por meio de palestras e 4.015 com ações de panfletagem.

Além da conscientização, a operação também prestou atendimento direto às vítimas. Foram atendidas 320 vítimas de violência contra idosos, sendo duas delas resgatadas em situação de risco.

A Operação Virtude também resultou em ações concretas contra os agressores, sendo registrados 125 boletins de ocorrências. Foram presas 12 pessoas em flagrante delito e outras duas por mandado judicial. Além disso, foram solicitadas 13 medidas protetivas de urgência para proteger as vítimas e prevenir novos episódios de violência e cumprimento de 12 medidas cautelares.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a violência contra idosos pode assumir várias formas e ocorrer em diferentes situações, como física, psicológica, negligência, e a Polícia Militar reforça o compromisso com a proteção destes. A Operação Virtude teve um resultado positivo e vamos continuar atuando para garantir essa proteção”.

A Operação Virtude é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e é de responsabilidade da coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSPSC) aos órgãos de segurança pública do Estado, sendo Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, visando aumentar o nível de segurança para a população em geral.

As denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, para o 190, aplicativo PMSC Cidadão ou procure o Conselho do Idoso e/ou Secretaria de Assistência Social em sua cidade.

(VÍDEO) Bombeiros retomam buscas por homem desaparecido no rio em Brusque

Na manhã deste domingo (14), o Corpo de Bombeiros de Brusque retomou as buscas pelo homem que desapareceu no rio Itajaí-Mirim após tentar atravessá-lo nadando na tarde de ontem. O fato ocorreu por volta das 14h30, no bairro Santa Rita, próximo à ponte do Trabalhador. Segundo os bombeiros, por volta das 09h49, as guarnições foram até as margens do rio com o objetivo de localizar uma pessoa que submergiu após entrar no...
Continuar lendo...

Colisão entre carro e moto deixa uma vítima fatal em Lontras

Uma colisão entre um carro e uma moto terminou com uma morte na noite de sábado (13), em Lontras, no Alto Vale do Itajaí. O acidente ocorreu por volta das 19h15, na rua Paulo Alves do Nascimento, bairro Pioneiros, e a vítima foi identificada como Jaqueline Visentin. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lontras, quando as equipes chegaram ao local encontraram a vítima, uma mulher de 31 anos, que já não...
Continuar lendo...

Adolescente é flagrado dirigindo carro no bairro Bateas

No início da tarde deste domingo (14), a mãe de um jovem de 17 anos precisou ir até a rodovia Ivo Silveira após ele ser abordado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) dirigindo um carro. O fato ocorreu por volta das 12h04, na região do bairro Bateas, em Brusque. Conforme o relatório enviado pela PMRv, uma guarnição realizava uma operação de trânsito quando abordou uma caminhonete VW/Saveiro de Indaial,...
Continuar lendo...