A atleta catarinense de vôlei, Rosamaria Montibeller, está entre as 13 convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães, conforme anunciado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a seleção brasileira.
Rosamaria, de 30 anos, é natural do município de Nova Trento. Ela jogou os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em 2010 por Brusque e atualmente defende o Denso Airybees, do Japão. Sua carreira começou em seu município natal, onde, aos nove anos, passou a jogar em um projeto local. Com o tempo, destacou-se na modalidade, chegando à seleção brasileira juvenil em 2010, quando conquistou o título do campeonato sul-americano infanto-juvenil. Pouco depois, o poderoso ataque de Rosa, como é conhecida, chamou a atenção no cenário nacional, e ela foi contratada pelo São Caetano, clube pelo qual se profissionalizou em 2011.
No vôlei profissional brasileiro, Rosamaria permaneceu até 2019, passando por equipes como Campinas, Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube.
Seu ingresso no cenário internacional do vôlei ocorreu em 2019, quando atuou por quatro anos na Itália, passando por equipes como Bartoccini Perugia, Pomi Casalmaggiore, Igor Gorgonzola Novara e Unet E-Work Busto Arsizio. Em 2023, mudou-se para o Japão, onde defende o Denso Airybees até hoje.
Jogadoras de vôlei do Brasil convocadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024:
- Macris – levantadora
- Roberta – levantadora
- Ana Cristina – ponteira
- Gabi – ponteira
- Julia Bergmann – ponteira
- Rosamaria – ponteira/oposta
- Tainara – ponteira/oposta
- Lorenne – oposta
- Carol – central
- Diana – central
- Thaisa – central
- Nyeme – líbero
A líbero Natinha será a 13ª jogadora da seleção feminina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. De acordo com a nova regra do evento, ela poderá ser utilizada em caso de lesão de outra atleta.