O Sínodo Vale do Itajaí, unidade regional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realizou neste domingo, dia 7, um encontro marcante para celebrar os 200 anos da presença luterana no Brasil. O evento, chamado "Dia da Igreja", reuniu luteranos de diversas regiões do Vale do Itajaí no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco).
As atividades começaram com a visitação aos estandes que exibiam as ações da igreja para diferentes faixas etárias e serviços. A Fundação Luterana de Diaconia, uma das instituições mais importantes da IECLB, destacou-se com um estande do programa "Rede de Comércio Justo e Solidário", reunindo pequenas empresas de Itapema, Itajaí, Brusque e Blumenau.
Escolas da Rede Sinodal também participaram, apresentando atividades educacionais. Entre elas, destacaram-se o Colégio Cônsul Carlos Renaux, a Escola Barão do Rio Branco e o Educação Infantil Princesa Isabel, de Blumenau, e o Colégio Dr. Blumenau, de Pomerode. A Livraria Martin Luther marcou presença com um estande de literatura evangélico-cristã.
O evento contou ainda com apresentações de coros de diversas comunidades luteranas do Vale do Itajaí. A principal celebração ocorreu às 14h, reunindo ministros e ministras (pastores, diáconos e catequistas) do Sínodo. O dia festivo foi encerrado no final da tarde, com um grande número de famílias participando das atividades.