No dia 27 de maio, o município de Brusque, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a primeira internação do Programa Municipal de Internação Humanizada. O paciente, de 56 anos, aceitou ser encaminhado para uma casa de apoio de forma voluntária.
Após 33 dias internado na entidade credenciada, que fica na cidade de Descanso, no Oeste de Santa Catarina, José (nome fictício), recebeu alta hospitalar da internação.
À ele foi ofertado, através do Programa de Internação Humanizada da Prefeitura de Brusque, o prosseguimento do tratamento em uma comunidade terapêutica por um período de nove meses.
O paciente, que não é natural de Brusque, optou por retornar para a cidade de Criciúma, onde seus parentes residem para ficar mais perto de sua família. O tratamento, porém, não acaba por aí. O homem irá continuar com sua recuperação no Centro de Atenção Psicossocial Para Álcool e Drogas (CAPS AD) na cidade situada no sul catarinense.
“Ele agradeceu o atendimento, disse que se sente melhor, e também se comprometeu a dar continuidade no seu processo de ressocialização”, comenta a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Inajá de Araújo.