Com o objetivo de se lançar como uma referência em tecnologia e inovação em Santa Catarina, Brusque deu o pontapé inicial no programa Brusque Mais Inteligente, em evento realizado na Unifebe nesta terça-feira (2).
O evento contou com a presença do prefeito de Brusque, André Vechi, do vice-prefeito Deco Batisti, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, da reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz e diretor de projetos e parcerias do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), Sr. Luis Fernando Parma, do Doutor Gunther Lother Pertschy, responsável pelo comitê de implantação do Centro de Inovação em Brusque, além de secretários do governo municipal, empresários, estudantes do Colégio Unifebe, entre outros.
Este pode ser considerado o ponto de partida para uma Brusque mais moderna, segura e inovadora. É desta forma que pensa o prefeito André Vechi. “A gente sempre buscou trabalhar a inovação e a tecnologia com foco no usuário do serviço público. Então, quando a gente lança hoje um programa de cidade inteligente, é para melhorar a prestação de serviço para o cidadão”, disse o Chefe do Executivo.
“Criar um ambiente mais favorável para negócios e também a gente poder inovar, trazendo soluções para que a gente possa ter o acesso ao serviço público por meio de aplicativos, que a gente possa trocar toda a nossa parte de iluminação pública por luminárias de LED, com semáforo inteligente, investir em segurança pública também e melhorar toda essa interligação entre os setores para, de novo, sempre melhorar a prestação de serviço público para o cidadão na ponta”, enfatizou.
A capacidade inspiradora de Brusque motivou o Governo do Estado a iniciar um projeto desta magnitude no município. “A prefeitura de Brusque é uma prefeitura estruturada, que já vinha trabalhando nesse sentido e que casa então a visão do prefeito André Vechi com a visão e o propósito do Governador Jorginho Mello de trazer inovação para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
O evento é um marco de suma importância para o futuro a médio e longo prazo para o município, com benefícios diretos ao cidadão brusquense. “O evento é sempre um marco importante para simbolizar um novo início, que vem em parceria com o governo do Estado e instituições seríssimas como a Unifebe, o Centro de Inovação, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, ele é um marco não só para Brusque, mas para Santa Catarina e quem sabe para o Brasil, como avançar em iniciativas de inovação”, comentou o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, José Henrique Nascimento.
E a escolha da Unifebe como local para a apresentação deste evento é um indicativo do caminho a ser seguido no campo da tecnologia e da inovação no município, conforme disse a reitora da universidade, Rosemari Glatz. “Esse é o local adequado para fazer esse tipo de evento. Quando a gente pensa em inovação, tecnologia e futuro, a universidade, o espaço do saber, ele é o melhor lugar que existe”, disse.
“Aqui as mentes estão abertas exatamente para estimular e criar. Nós tivemos aqui um exemplo de um case nosso, super inovador, de produção de energia a partir de você transitar em alguma área, você, uma pessoa, com o carro, por exemplo, algo tão elementar. Então essas ideias surgem no ambiente universitário, no ambiente estudantil, com o Colégio Unifebe também”, afirmou Rosemari.