O Terceiro Luau da Terceira Idade acontecerá nesta quinta-feira (27), e tem como objetivo reunir os idosos para se integrarem, como por meio de danças, músicas e cantorias.
Na manhã desta quarta-feira (26), o programa Rádio Revista Cidade entrevistou o coordenador de grupos de idosos da Secretaria de Desenvolvimento Social de Brusque, Narciso Rosa Andrade.
Andrade disse sobre o que esse evento significa aos idosos. “São momentos de divertimento pra eles, é o momento que eles guardam, e eles me cobram para que esses encontros sempre aconteçam.”
Ele acrescenta a fala, dizendo que de repente o único lazer do idoso é no clube de idoso. “Ir uma vez por semana jogar bingo, dançar, é o que você vê, a alegria no olhar deles quando a gente chega.”
Grupos
“Nós temos 54 grupos de idosos e 26 grupos de mães. Cada grupo tem uma coordenadora. Esses grupos são espalhados pela cidade, pelos bairros e geralmente o encontro se dá nas paróquias das igrejas católicas,” informou o coordenador.
Ele também explicou que a quantidade de pessoas nos grupos varia. Alguns grupos possuem 80 pessoas, outros 180, como o próprio Narciso usou de exemplo na entrevista. Porém, o total é de três mil pessoas.
Rosa contou um pouco mais sobre como o idoso pode fazer parte de um dos grupos. “A partir de 60 anos você pode fazer parte de qualquer grupo desses. Procure uma coordenadora, geralmente todo bairro de Brusque tem um grupo desse e que acontece na semana, um na segunda, um na terça, um na quarta.”
Narciso falou de quantas pessoas participaram da primeira edição. “O nosso primeiro luau teve 200 pessoas. Foi um encontro bonito. Nós colocamos luzes, preparamos um ambiente bonito."
Por fim, o coordenador informou da data do próximo luau. Ele acontecerá nesta quinta-feira (27), no Parque Leopoldo Moritz, mais conhecido como Caixa D’água, das 18h às 22h. Os familiares também poderão comparecer ao luau para acompanhar os idosos.