A vida da jovem Tainara Inácio Ramos, 28 anos de idade, está por um fio. Ela luta contra um tipo de tumor que já tirou as vidas da mãe e de uma irmã suas. No entanto, existe uma chance de evitar que isso ocorra com ela, mas a família busca ajuda para realizar um tratamento em outra região do país. Tainara e o esposo, Danilo, residem no bairro Zantão, em Brusque.
Há pouco mais de dois anos, Tainara acordou em uma manhã com a barriga inchada. por conta do histórico familiar da doença, ela procurou, rapidamente, um médico especialista. Após a realização de um exame de ressonância magnética veio a notícia: ela tinha o tumor na região intestinal.
“Tive que fazer várias cirurgias para controlar a doença”, relatou ela à Rádio Cidade.
Após isso, o drama se abateu mais uma vez sobre a família. O esposo precisou se desdobrar entre o trabalho e a casa para cuidar dela que, da mesma forma, viu sua atividade profissional em uma empresa no bairro Zantão ser prejudicada. Isso porque o problema foi se agravando, Tainara perdeu muito peso e passou a ficar debilitada.
“Eu preciso de um tratamento. Cada dia que passa está ficando pior”, desabafou ela com voz cansada no sofá da casa.
Na luta para salvar Tainara, amigos e familiares se uniram. Uma delas foi Fatima Possamai (59), que conhece a jovem há muitos anos e tem sido uma das que não desiste de tentar buscar saída para o problema de saúde da jovem.
Por conta disso, ela se debruçou em conversas e pesquisas com profissionais médicos. Nesse caminho, encontrou o que pode ser uma luz: Tainara ser hospitalizada em uma unidade especializada no estado de São Paulo para tratar o tumor. Algo que, aponta Fátima, pode lhe dar grandes chances de cura.
“Busquei na internet os tipos de tratamento para este câncer. Apareceu um médico, mandei mensagem e ele me respondeu. Ele disse que existe um tratamento que se chama imunoterapia intrabdoiminal. Mas uma consulta custa R$ 1.300. Com isso, dá para se ter uma ideia do custo do tratamento”, destacou Fátima.
Para que Tainara busque essa possibilidade de tratar a doença em São Paulo, seria necessário um aporte financeiro significativo, o que a família e nem ela têm condições no momento. Por isso, Fátima buscou a Rádio Cidade FM para fazer apelo na tentativa de que se possa realizar essa ação.
Segundo Fátima, o que Tainara tem é um tumor, não necessariamente maligno, mas que tem característica muito agressiva. O médico que a orientou informara que ele pode ser removido após tratamento específico. E é aí que entra a dificuldade financeira para tal. Não apenas o pagamento dos custos deste tratamento, mas a estadia da família em outro estado para que a jovem possa realizar os procedimentos.
“Tenho certeza de que vai tocar no coração de alguém e essa pessoa vai dizer ‘eu vou dar uma chance de vida pra essa menina’. Não estamos aqui para pedir dinheiro para melhor a casa deles ou comprar alguma coisa material. O que queremos é um tempo a mais de vida com dignidade e quem sabe a cura”, afirmou ela.
A doença de Tainara afetou diretamente a família toda. O esposo Danilo Santos Ramos (29) precisa se dividir entre a atividade de operador de máquinas me uma empresa e os afazeres do lar. Algo que não está sendo nada fácil.
“É uma parte bem complicada, porque estou fazendo uma função que era para fazermos, por causa da doença dela. Acordo pelas quatro da manhã, trabalho até às 14h e venho pra casa fazer as coisas e cuidar dela”, desabafa ele.
Quem tiver interesse em ajudar a Tainara a realizar o tratamento pode fazer doaçao no PIX 100.153.069-17 (CPF) ou entrar em contato com o número (47) 9 8411-4809.
“O problema dela não pode ser esperado. Já estamos atrasados. Esse tumor cresceu demais”, finaliza Fátima.