Finalmente os consumidores de todo o Brasil podem comemorar: o Procon de Brusque e a empresa Yeesco chegaram a um acordo e, a partir de agora, a companhia brusquense tem um prazo de 210 dias para atender todas as exigências feitas pelo órgão de proteção ao consumidor.
Depois de diversos encontros entre as partes e após a empresa ter todos os seus recursos indeferidos pelo Poder Judiciário, foi assinado nesta terça-feira (4) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde estão presentes as demandas a serem cumpridas pela Yeesco.
Além disso, foi fixada uma multa no valor de R$ 80 mil, cujo metade do valor será destinado ao Procon de Brusque e a outra metade ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do
Estado de Santa Catarina. Este montante será pago em 16 parcelas de R$ 5 mil, sendo as oito primeiras ao órgão brusquense.
Algumas das medidas a serem adotadas pela Yeesco dizem respeito à políticas de entrega de produtos, quanto a prazos ou ressarcimentos; aperfeiçoamento dos canais de atendimento ao consumidor; e a regularização das situações dos consumidores que realizaram reclamações, mediante a efetiva entrega dos produtos ou o ressarcimento dos valores pagos, no prazo de até 60 dias depois da assinatura do ajuste.
Para a diretora do Procon de Brusque, Raquel Shoening, todas as partes saíram vencedoras deste imbróglio. “Quem ganha é, principalmente, o consumidor em todo o Brasil, visto que a empresa realiza vendas para todo o país. Mas a empresa também venceu, pois vai precisar evoluir em alguns aspectos e isso pode gerar um grande crescimento do seu próprio negócio”, disse.
“A ideia não é unicamente punir. Entendemos a importância de uma empresa deste porte em nosso município, que gera muitos empregos. Porém, os consumidores não podem ser lesados. É preciso que se respeite o Código de Defesa do Consumidor e é por isso que estamos trabalhando tanto. Esta foi uma medida também de caráter pedagógico”, fez questão de esclarecer Raquel.
A Yeesco, que possui sede em Brusque, foi notificada pelo Procon de Brusque após a empresa acumular mais de 62 mil reclamações nos últimos 12 meses no site Reclame Aqui, sendo as principais a não entrega das mercadorias e a demora nas entregas dos produtos.