Entenda a criação da nova secretaria da Prefeitura

A Prefeitura de Brusque anunciou, recentemente, a criação da Secretaria Municipal de Transparência e Accountability, subdividida em três áreas: Diretoria-Geral de Transparência, Ouvidoria-Geral e Controladoria do Município, sendo as duas últimas ocupadas somente por servidores efetivos. A mudança busca refletir o compromisso da administração em adotar práticas modernas de gestão e garantir uma governança mais eficiente e acessível à população.

Segundo o Secretário Daniel Felício, a escolha do termo "Accountability" foi cuidadosamente deliberada e visa destacar um conceito amplamente reconhecido e difundido na administração pública e no mundo corporativo. "Accountability" é um termo que vai além da simples tradução de 'responsabilidade'. Ele engloba a obrigação de prestar contas, a transparência, a ética e a eficiência na gestão pública. Não há uma palavra em português que traduza adequadamente todos esses conceitos”, explica Felício.

Além de refletir a importância da accountability, a nova nomenclatura da secretaria visa proporcionar uma compreensão mais clara das funções e responsabilidades da pasta. "A mudança de nome para Secretaria Municipal de Transparência e Accountability não é apenas simbólica, mas também prática. Queremos que a população entenda que nosso foco está na transparência e na necessidade de prestar contas continuamente", destaca o secretário.

O novo nome, Secretaria Municipal de Transparência e Accountability, já está em vigor e faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas da Prefeitura para fortalecer a transparência e a participação cidadã. Entre essas iniciativas, destacam-se a ampliação dos canais de comunicação com a população, a implementação de novas ferramentas de controle social - como, por exemplo, o app Transparência Brusque, além da promoção de uma cultura de integridade em todos os níveis da administração municipal, por meio do Programa de Integridade e Compliance.