Agentes de saúde e de endemias se formam em curso técnico

A noite dessa terça-feira (4), foi inesquecível para os 77 servidores Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, que se formaram no curso técnico Saúde com Agente. Depois de 1275 horas de curso, os alunos finalmente puderam jogar seus capelos para o alto. 

Para marcar o dia, foi realizado no Pavilhão da Fenarreco, um cerimonial de conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate a Endemias. Marcaram presença nesse importante dia, o prefeito de Brusque, André Vechi, o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Dalmolin, a secretária de Saúde, Thayse Rosa e as preceptoras, Daiana da Paixão, Edilaine Martins e Iracilda de Oliveira, e também, a representante do Ministério da Saúde, Daniele Oliveira Cardoso Figueredo.

Após a composição da mesa com as autoridades, os formandos foram convidados a se posicionarem no auditório. Em seguida, todos os presentes ficaram de pé para entoar o Hino Nacional. A cerimônia prosseguiu com uma explanação detalhada sobre o programa Saúde com Agente, que visa aprimorar a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) através de uma iniciativa do Ministério da Saúde e diversos parceiros institucionais.

Para fazer o juramento da turma, a formanda Roseleia Sturmer Kunz, se dirigiu ao púlpito e realizou a leitura do juramento para todos.

Ao final da cerimônia, os formandos foram chamados individualmente ao palco para receber seus certificados e cumprimentar as autoridades. Os oradores das turmas, Bianca Machado e Alessandro Siegel, fizeram os discursos, refletindo sobre a importância de suas novas atribuições e o impacto positivo que pretendem gerar em suas comunidades. Foi nesse momento, que todos os envolvidos não conseguiram se segurar e a emoção tomou conta de todos.

Para encerrar a noite com chave de ouro, a banda da APAE de Brusque apresentou-se, celebrando com música e alegria. Os formandos, posicionados em frente ao palco, jogaram seus capelos ao ar enquanto confetes coloridos explodiam, simbolizando o início de uma nova fase em suas vidas profissionais.

Sobre o curso

O Programa Saúde com Agente foi criado com o objetivo de apoiar estados e municípios na formação técnica dos Agentes comunitários de saúde e Agentes de combate às endemias. Instituído pela Portaria MS nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020, o programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as Secretarias Municipais de Saúde. Este esforço visa aprimorar a capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cursos técnicos e formação continuada para tutores e preceptores.

A adesão ao programa foi significativa, com 97% dos municípios brasileiros participando, totalizando cerca de 200 mil estudantes matriculados. Além disso, o programa conta com a participação de 4.400 tutores e supervisores, além de 11 mil preceptores. 

Com essa iniciativa, os agentes de saúde e de combate às endemias ganham capacitação teórica e prática, sendo reconhecidos como técnicos, preparados para melhorar os indicadores de saúde e a qualidade de vida da população.

Curso no Azambuja prepara gestante para chegada do bebê

Gestar um bebê é uma das experiências mais transformadoras na vida de uma mulher. Compreendendo a importância de uma preparação adequada, a Gestare Consultoria, em parceria com o Hospital Azambuja, abre as inscrições para a próxima turma do Curso de Gestantes, que será realizado no mês de junho. O Curso para Gestantes acolhe tanto as mamães de 'primeira viagem' quanto aquelas que já passaram por...
Continuar lendo...

Empresa é assaltada em Botuverá e movimenta polícia na região

A manhã de quarta-feira (5) começou agitada em Brusque e região com ocorrências que mobilizaram várias equipes da Polícia Militar. Em Botuverá, um assalto ocorreu em uma empresa nas regiões dos bairros Águas Negras e Pedras Grandes. Já em Brusque, uma briga entre moradores de rua no bairro Santa Rita também demandou a presença policial. Segundo informações apuradas pela reportagem da Rádio...
Continuar lendo...

Buraco na pista teria causado queda de motociclistas, dizem bombeiros

A queda de duas motocicletas, na SC-108, bairro Zantão, em Brusque, foi causada por um problema que muito se reclama na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros que esteve no local por volta de 23h09 desta terça-feira (4) realizando os primeiros socorros, a primeira motocicleta, uma Honda Fan 125, era conduzida por um rapaz de 19 anos, que estava sentado no acostamento da via, sem capacete, consciente, orientado e com uma contusão no ombro esquerdo. A jovem de 19...
Continuar lendo...