MPSC recomenda anulação de concurso público de São João Batista

A 2ª Promotoria de Justiça de São João Batista expediu uma recomendação ao Prefeito do Município para o cancelamento integral de editais de concurso para provimento de vagas a cargos públicos municipais. A medida se deu porque o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu diversas representações dando conta de supostas irregularidades nas provas de oito editais, realizadas em abril deste ano. O Promotor de Justiça Marcio Vieira, então, instaurou um inquérito civil para apurar o caso e recomendou a anulação das provas, a apuração disciplinar dos fatos praticados pela empresa e o ressarcimento aos candidatos dos valores da inscrição. 

Os editais eram destinados ao preenchimento de vagas de diversos cargos municipais. Segundo o inquérito civil, os relatos que chegaram à 2ª Promotoria de Justiça listam 12 possíveis irregularidades na organização e aplicação das provas pela empresa contratada: falta de monitoramento e fiscalização nas provas; falta de conferência do documento de identidade dos candidatos; candidatos teriam feito as provas com seus celulares nos bolsos, com acesso aos telefones na hora de ir ao banheiro; candidatos teriam tirado fotografia das provas e gravado vídeos com os celulares dentro da sala, entre outras questões.  

As representações também apontaram que os cadernos de prova e os gabaritos teriam chegado sem serem embalados e que vários deles teriam sido impressos no dia da realização dos concursos, além de ter havido reimpressão dos gabaritos por ausência de alternativas nas provas aplicadas pela manhã. 

Para o Promotor de Justiça Marcio Viera, os fatos retratados são graves e demandam a apuração disciplinar da empresa contratada, com a aplicação das sanções cabíveis nos termos do contrato celebrado e da Lei n. 14.133/21, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para a administração pública direta, autárquica e fundacional da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

Segundo a recomendação, a 2ª Promotoria de Justiça de São João Batista recebeu a informação de que as provas para alguns dos cargos seriam reaplicadas no dia 9 de julho. "A situação evidenciada demonstra a impossibilidade de manutenção do certame, considerando as diversas irregularidades verificadas, como a quebra da isonomia entre os candidatos e a violação à segurança jurídica e à moralidade", enfatiza o Promotor de Justiça.

Destaca, ainda, que pode ter havido descumprimento contratual por parte da banca organizadora do concurso, além da falta de comprometimento e seriedade da empresa contratada para a manutenção do pacto, assim como de sua capacidade técnica para a realização do concurso, devendo, ainda, haver apuração disciplinar e aplicação das sanções contratuais e legais cabíveis. 

A recomendação foi expedida nesta sexta-feira (31) e o Município tem 48 horas para responder ao MPSC.

Procurado pela Justiça do Amapá é preso no Águas Claras

Na tarde desta sexta-feira (31), um homem procurado pela justiça foi levado para a Unidade Prisional de Brusque. A prisão ocorreu por volta das 16h05, no bairro Águas Claras. Conforme o relatório enviado pela PM, os policiais foram informados que naquela região estaria um homem de 47 anos com mandado de prisão ativo, expedido pelo Estado do Amapá, pelo crime descrito no artigo 229 da Lei nº 2848 (estabelecimento de...
Continuar lendo...

Fundação divulga bandas selecionadas para o Rock na Praça

A Fundação Cultural de Guabiruba divulgou nesta sexta-feira, 31, as bandas selecionadas para o Rock na Praça 2024. Ao todo, seis grupos integram a programação que se estende na tarde do dia 10 de junho, integrando a programação de aniversário do município. A seleção foi baseada em critérios disponibilizados no edital disponível no site da Prefeitura de Guabiruba. O tradicional Rock na Praça...
Continuar lendo...

Acidente entre carro e moto deixa um ferido em Brusque

Uma pessoa ficou ferida no início da noite desta sexta-feira (31) após um acidente envolvendo um carro e uma moto. O fato ocorreu por volta das 18h42 na Rua Gustavo Richard, no bairro Centro II. Conforme informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade no local do acidente, o motociclista, um homem de 23 anos, vinha do sentido Pedro Werner para a rotatória da Figueira. No momento em que um carro estava saindo de um estabelecimento comercial, ele...
Continuar lendo...