Moraes deixa a presidência do TSE após dois anos no cargo

O ministro Alexandre de Moraes participou na última quarta-feira (29) da última sessão na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta semana, Moraes deixará o comando do tribunal após cumprir mandato de dois anos.

Durante a sessão que marcou sua despedida, o ministro disse que a desinformação nas eleições de outubro será combatida pelo TSE. Segundo Moraes, as redes sociais são usadas para promover uma "lavagem cerebral" na população.

"Esse Tribunal Superior Eleitoral dá o exemplo da necessidade de rompimento dessa cultura de impunidade das redes sociais, seja com as decisões e regulamentações das eleições de 2022, seja com a aprovação, de relatoria da ministra Cármen Lúcia, das novas resoluções para as eleições de 2024", ressaltou.

Moraes também disse que o tribunal reagiu ao "populismo digital extremista" durante seu mandato. "Nós temos a missão de combater esse mal que é a desinformação nas redes sociais, esse mal que é a proliferação do discurso de ódio. Isso não só pretende somente corroer a democracia, mas isso afeta a dignidade da pessoa humana”, completou.

No dia 3 de junho, a ministra Cármen Lúcia será empossada no cargo de presidente do TSE e vai comandar as eleições municipais de outubro.  A ministra foi a primeira mulher a presidir o TSE, em 2012, durante primeira passagem pelo tribunal.

O cargo de presidente é ocupado de forma rotativa entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que atuam no tribunal.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.

Imagens mostram canteiro danificado após carro fazer 'cavalinho de pau'

Na tarde desta sexta-feira (31), a reportagem da Rádio Cidade recebeu imagens mostrando os danos causados ao jardim da rotatória no bairro Santa Terezinha. Na noite de quinta-feira (30), um motorista de uma caminhonete Toyota/Hilux danificou o local. As imagens de uma câmera de segurança de uma empresa registram o momento em que o veículo sobe no canteiro, executa um "cavalinho de pau", rodopia no espaço e sai. Em seguida, o veículo...
Continuar lendo...

Mendonça mantém saidinha para preso que ganhou benefício antes de lei

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter o benefício de saída temporária concedido a um homem condenado por roubo em Minas Gerais. A decisão foi assinada nesta terça-feira (28).  O ministro reconheceu que a Lei 14.836/2024, norma que acabou com as saidinhas de presos, não pode retroagir para alcançar detentos que tinham direito ao benefício. Mendonça ressaltou que a...
Continuar lendo...

SC tem mais de 300 mil casos prováveis de Dengue

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), revela que até a última segunda-feira, 27, foram registrados 316.263 casos prováveis em 283 municípios do estado, representando um aumento de 160,29% comparando com o mesmo período do ano passado. Em relação aos óbitos, foram confirmadas 224 mortes por...
Continuar lendo...