O centenário do Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque, está chegando. Para conversar sobre a história do mesmo, a Rádio Cidade teve como convidado, na manhã desta sexta-feira (31), no programa Rádio Revista Cidade, o padre Fernando Teckler.
O religioso explicou que a história do convento nasceu dentro do contexto da congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, fundada pelo padre Leon, na França, em 1878. Sacerdotes alemães, membros da congregação, vieram para o Sul do Brasil em 1904 para dar assistência religiosa aos imigrantes. Teckler contou que, na época, a diocese de Florianópolis estava necessitando de padres e as duas primeiras cidades que os receberam foram Brusque e São Bento do Sul.
Em 1924, duas décadas após a chegada dos religiosos em Brusque, foi criada a primeira casa de formação da congregação no Sul do Brasil na cidade. Poucos anos depois, foi implantado o primeiro curso de filosofia do estado de Santa Catarina.
As comemorações já iniciaram em junho de 2023, quando toda última segunda-feira de cada mês era feita a missa jubilar. Segundo Fernando, foi tentado chamar padres que já passaram pela paróquia para comparecer e presidir esses momentos.
O padre Fernando Teckler convida a todos para comparecerem à missa no convento Sagrado Coração de Jesus. Ela será realizada no dia 3 de junho, segunda-feira, data da fundação do convento,às 19h. Quem fará a celebração é o arcebispo emérito Dom Murilo Krieger, de São Salvador, na Bahia.