Um homem de 37 anos foi gravemente ferido na manhã desta quinta-feira (30) após ser soterrado durante uma obra no litoral catarinense. O acidente ocorreu por volta das 10h43, na rua Inhambuguaçu, em Balneário Camboriú.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, durante o deslocamento para o local, as equipes receberam relatos de que populares já haviam encontrado a vítima, mas não conseguiam retirá-la. Ao chegar no local, os militares verificaram que se tratava de um serviço de terraplanagem para a construção de um edifício, sendo que durante uma tentativa de contenção de um barranco com cerca de 10 metros de altura, houve um desmoronamento parcial, resultando no soterramento completo da vítima.
Os bombeiros relataram que, ao chegarem, encontraram a vítima totalmente desorientada e agitada, sem resposta verbal, e com a parte inferior do corpo ainda soterrada. Os primeiros socorros foram prestados com o apoio dos socorristas do SAMU, e em seguida, iniciou-se o processo de remoção da terra que cobria o corpo.
Após a remoção quase completa da terra, foi constatado que a perna da vítima, especialmente o pé, estava presa por madeira e pedras que faziam parte do desmoronamento, tornando difícil sua remoção rápida. Os bombeiros iniciaram então uma escavação cuidadosa para liberar a perna, uma vez que havia o risco de novos desmoronamentos que poderiam colocar em perigo toda a equipe de resgate.
Após várias tentativas, a perna da vítima foi finalmente liberada e ele foi retirado da área de risco, situada na parte inferior do terreno. Em seguida, ele foi entregue aos cuidados da equipe avançada do SAMU, que o conduziu ao Hospital Municipal Ruth Cardoso para receber cuidados médicos.
Por fim, os bombeiros informaram que o local do acidente foi deixado sob os cuidados do responsável pela futura edificação, com notificação também ao proprietário da escavadeira utilizada no trabalho. A cena do acidente foi deixada em segurança sob os cuidados dos responsáveis e da Defesa Civil de Balneário Camboriú.