Conferência Municipal de Cultura será realizada em maio

Entre os dias 6 a 9 de maio, ocorrerá a 6° Conferência Municipal de Cultura, organizada pela Fundação Cultural de Brusque. Neste ano, o tema abordará “Direitos Culturais e Desenvolvimento Sustentável”, além de buscar definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura. 

No dia 6, ocorre a conferência territorial, que será separada em três frentes, todas com início às 19h. A Territorial 1 ocorre no Museu de Azambuja, e contempla os bairros: Águas Claras, Azambuja, Paquetá, Poço Fundo, Ponta Russa, Primeiro de Maio, Santa Luzia e Zantão. 

A territorial 2 ocorrerá na Unifebe, no auditório do bloco C, destinada aos bairros: Bateas, Cerâmica Reis, Limeira, Limoeiro, Nova Brasília, Planalto, Santa Rita, Santa Terezinha, São Luiz, São Pedro, Steffen e Volta Grande. Já a Territorial 3 será no CEI Hilda Anna Eccel, no Jardim Maluche, para os bairros: Cedrinho, Centro, Dom Joaquim, Guarani, Jardim Maluche, Rio Branco, São João, Souza Cruz e Tomaz Coelho. 

No dia 7, ocorrerá a conferência de setoriais 1 na Fundação Cultural, com as setoriais de: Artes Visuais, Audiovisual, Linguagens Funcionais, Cultura Urbana e Música. O encontro está marcado para às 19h. No dia seguinte (8), também às 19h, será a vez dos setoriais de Patrimônio Cultural, Artes Cênicas, Literatura, Escola de Artes, Instituições de Ensino, Entidades da Classe Empresarial, Associações, Clubes, Sindicatos Patronais e trabalhadores da área cultural. 

No dia 9, acontece a etapa final, com o objetivo de definir as diretrizes que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Cultural (2024-2034). Todos os interessados podem participar às 19h na Fundação. 

A conferência é gratuita e para toda a população, independente de serem produtores ou consumidores de cultura. Os interessados podem se inscrever no site da Fundação (fcbrusque.sc.gov.br) para garantir sua participação. 

O historiador Alisson Castro, e participante do Conselho Municipal de de Política Cultural, enfatiza que a participação de todos os atores envolvidos na cena cultural é de suma importância para o sucesso da elaboração do Plano. 

“As conferências serão um momento importante para a gente tirar diretrizes que vão balizar a elaboração do plano municipal de cultura. Esse plano municipal de cultura ele vai ser cumprido pela prefeitura nos próximos 10 anos, então é fundamental a participação para que esse plano também não tenha viés ideológicos ou viés de governo, mas ele seja um plano da sociedade e o presidente do governo que suceder possa ter uma continuidade e a gente possa ter um desenvolvimento das políticas públicas de cultura”, comenta. 

O Plano começará a ser utilizado em 2025. “Agora a população tem respaldo legal para cobrar a implementação do que foi proposto no plano, com estratégias, objetivos, metas, ações, prazos, responsáveis e indicadores claramente definidos e sempre atualizado”, explica Alisson.