Um levantamento um tanto quanto inusitado foi feito para medir a quantidade de “cornos” em Santa Catarina. O dado apontou que há cerca de 13 mil pessoas que disseram já terem sido vítimas de traição amorosa. A coleta foi realizada por uma plataforma de encontros amorosos.
De acordo com o Sexlog, responsável pela enquete, o estado de Santa Catarina está bem distante do restante do país quanto ao dado. No Brasil, seriam em torno de 300 mil pessoas que já disseram ter sido traídas.
O levantamento feito pela plataforma pega carona na história do cantor Belo, que, recentemente, teve anunciado a público o fim de seu casamento de 17 anos com Gracyane Barbosa. O motivo teria sido a traição cometida por ela, que se envolvera com seu personal trainer.
A condição de ser traído ganhou até data no calendário. O dia 25 de abril é considerado o Dia do Corno. Embora não haja nenhuma lei ou documento que tenha criado a data oficialmente, ela consta no calendário popular.
Como surgiu a data
O Dia do Corno, apesar de não ter nenhuma relação, é alusivo às comemorações do Dia de São marcos, celebrado nesta mesma data. Algo que remonta o século 18 na Espanha e Portugal. Fieis iam às missas neste dia e levavam um adorno com chifres de boi ou qualquer outro animal. Os padres colocavam o item nas cabeças dos homens casados.
Mas o que era algo cultural acabou se espalhando por outras regiões do planeta de forma pejorativa. Principalmente no Brasil.