A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhou na última sexta-feira (5), a comitiva de autoridades do Distrito de Karlsruhe e da cidade de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, em reunião realizada em Blumenau, com os prefeitos membros da Associação de Municípios do Vale Europeu – AMVE.
Na ocasião, representantes dos 14 municípios receberam os alemães que vieram a Santa Catarina para celebrar os 200 anos de imigração alemã no Brasil. A reunião integra a programação oficial das comemorações alusivas à marca e contou com a presença da Comissão Organizadora.
Durante o encontro, os prefeitos relataram sobre as cheias que assolaram a região do Médio Vale do Itajaí no ano passado e o processo de reconstrução dos municípios. Além dos problemas comuns entre as regiões brasileira e alemã foi abordada a possibilidade de desenvolvimento de projetos buscando soluções conjuntas e o estreitamento de relações para iniciativas de integração cultural, preservação de documentos históricos, pesquisa genealógicas e turismo.
“A UNIFEBE, como instituição de ensino comunitária, também se coloca à disposição para contribuir com conhecimento científico nesses projetos, envolver professores e ultrapassar as fronteiras territoriais e, principalmente, das salas de aula. Sabemos da importância desse trabalho coletivo, visando à troca de conhecimento e tecnologia, além do apoio em projetos nas áreas de defesa civil, mobilidade, turismo e cultura”, destacou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
A reunião ainda possibilitou o contato para a prospecção de novos projetos em conjunto, visando futuras parcerias entre municípios da região brasileira e do distrito alemão. Entre os representantes locais no encontro também estiveram o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque, Cristiano Olinger e o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC), Valdir Riffel.
A parceria
O atual intercâmbio existente entre Santa Catarina e a Alemanha foi impulsionado com a constituição da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, fundada em 2007, em Guabiruba. No mesmo ano, também foi fundada a Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft - BSG, na cidade de Karlsdorf-Neuthard, no estado alemão de Baden-Württemberg. A partir de então, a BSG tem atuado para manter os bons contatos existentes entre entidades culturais do Norte de Baden e os descendentes de imigrantes badenses residentes em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De forma institucional, ACIC e BSG incentivam e promovem contatos entre Santa Catarina e Baden, no sul da Alemanha.
Nesse sentido, a AMVE agradeceu as duas instituições por trabalhar na preservação da cultura, da história e por contribuir com a região do Médio Vale nos âmbitos sociais, educativos e econômicos.