SC determina vacinação de dose única contra HPV

Santa Catarina passará a vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos contra o micro-organismo do Papilomavírus Humano, o HPV, em dose única, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Conforme o Ministério, o intuito da vacinação é ‘’intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus’’.

Há algum tempo, era necessário duas doses com um intervalo de seis meses para se considerar 100% vacinado, mas agora será preciso apenas uma dose para tal, tudo isso seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive).

O que é HPV?

O HPV é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), responsável por acometer o organismo e ceder espaço a alguns tipos de cânceres. Nas meninas, provoca o câncer de colo de útero, que é o 4º câncer mais frequente entre as mulheres no mundo. Segundo o site Imunitá, os meninos também não devem ficar de fora da vacinação, já que o vírus provoca câncer de pênis.

Outros cânceres que podem ser gerados são os de ânus, vagina, vulva e orofaringe. 

Fontes: site Imunita e G1 Santa Catarina.