Na tarde dessa sexta-feira (5), aconteceu a solenidade de apresentação oficial dos Agentes Cívicos Militares em duas escolas da rede municipal de ensino. A primeira foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, no bairro Paquetá. A segunda, ocorreu no bairro Steffen, na Escola de Ensino Fundamental Oscar Maluche. Os dois educandários, passam a integrar o Programa Municipal de Escolas Cívicos Militares de Brusque.
Várias autoridades se fizeram presente para prestar os atos. O primeiro tenente, Amaral, que já está na reserva do exército, foi convidado pelo prefeito, André Vechi, para chefiar esse programa. Na oportunidade, ele falou sobre um projeto denominado, “VALORES” onde se trabalha a excelência, a responsabilidade, o respeito, a disciplina a coragem, o Bullyng, o cyberbullyng, o preconceito, dentre outros. O primeiro tenente Amaral, diz que o norte desse programa, é entender que a escola não é quartel e a criança não é soldado, porque existe o professor e a criança que são os atores principais, eles são somente coadjuvantes.
Por sua vez, a diretora da escola, professora Elisete Antonow, disse que quando foi apresentado o projeto, foi feito um trabalho para ver se daria certo a aplicação do mesmo. Foram conversas com pais, alunos e a comunidade em geral. Diz o que os professores poderão agir diretamente com o ensino, já que a parte da disciplina, entrega de trabalhos, conversa com as famílias, terão apoio dos militares. Ainda diz, que até o final do ano, quem sabe possa se atingir um pequeno percentual, mas tem a certeza de que por muitos anos esse projeto ainda estará refletindo na comunidade.
O prefeito André Vechi, está muito otimista em dar sequencia a um projeto que foi implantado ainda no governo do ex presidente Jair Bolsonaro e que foi interrompido pelo atual governo. Ele enquanto prefeito, se sente muito feliz em dar continuidade a esse programa em nível municipal.
Segundo o prefeito André Vechi, hoje tem duas escolas que fazem parte do programa de Escolas Cívicos Militares em Brusque. Mas revelou a reportagem da RC, que a partir da próxima semana, a secretaria municipal de educação, vai começar um trabalho para escolher um terceiro educandário que também fará parte do referido programa.