O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA – SC) é um órgão privado que tem como objetivo orientar e fiscalizar serviços ilegais e a documentação do trabalho na área da construção. Para compreender melhor sobre essa prestação de serviços do Conselho, a Rádio Cidade teve como convidados na manhã desta quinta-feira (4) o vereador e diretor regional do CREA – SC, Nik Imhof, e o fiscal Daniel Amorim.
Segundo Amorim, atualmente o estado conta com 295 cidades, divididas em 60 regiões de comando do CREA. Ihmof começou citando os dez municípios que fazem parte do CREA regional de Brusque, sendo eles Botuverá, Gaspar, Ilhota, Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Tijucas, Major Gercino e Brusque.
A atuação da instituição é dividida no que é chamado de ‘’câmaras’’ ou áreas de fiscalização, sendo elas agronomia, civil, elétrica, florestal, geologia em minas, metal, mecânica, química e segurança do trabalho.
Daniel citou que, em 2024, o estado de Santa Catarina já possuí 16.132 ações de fiscalizações, enquanto Brusque tem 522 fiscalizações geradas, abrangendo casas, edifícios, áreas rurais, estabelecimentos, entre outros.
O vídeo completo da entrevista pode ser conferido acima nesta matéria.