Após muitas reclamações, dúvidas e preocupação demonstrados por vários ouvintes da Rádio Cidade sobre o aumento de casos de dengue em Brusque, a reportagem ouviu a secretária de Saúde, Thayse Rosa, sobre o que está sendo feito e como vem sendo monitorados os casos. Ela disse que a pasta está consciente da esmagadora procura de pacientes em todas as Unidades de Saúde, assim como nos hospitais.
Segundo a secretária, Brusque hoje registra em torno de 500 casos, mas antes ainda de se chegar a esse número, várias medidas já haviam sido tomadas para que as pessoas não fossem pegas de surpresa. Ela cita o exemplo de um decreto que o prefeito André Vechi (PL) assinou para que medidas mais agressivas pudessem ser tomadas.
Thayse Rosa disse que as 27 Unidades Básicas de Saúde receberam uma normativa na qual são orientadas de como proceder conforme o risco apresentado pelo paciente. Na reportagem da Rádio Cidade no vídeo acima, a secretária de Saúde de Brusque explica como se dividem os casos e qual a atitude a ser tomada. (Vídeo)
Brusque conta com cinco polos de hidratação que ficam nos bairros Jardim Maluche, Santa Luzia, Steffen, Policlínica e Limeira Baixa.
A expectativa da secretária de Saúde é de que ainda se tenha um pico de dengue até o dia 15 de abril, pois Brusque está recebendo todas as orientações via secretaria de Saúde do estado.
Além da dengue, Thayse Rosa salientou que ainda há casos de Covid-19 e outras doenças respiratórias. Por isso se antecipou a vacinação para Influenza.
Ela destaca também a importância de estar com o calendário vacinal em dia.
A secretária reforça para que as pessoas que venham a sentir qualquer dos sintomas da dengue, como febre, dor atrás dos olhos ou nas articulações, que procurem a sua Unidade Básica de Saúde, pois todos os profissionais estão capacitados para tomar a atitude correta.