Para esclarecer as dúvidas sobre o empréstimo de R$ 100 milhões para a cidade de Brusque, a equipe de jornalismo da Rádio Cidade FM teve como convidado na manhã de quinta-feira (21) o secretário da Fazenda e Gestão Estratégica da Prefeitura, José Henrique Nascimento.
Na entrevista, ele disse que essa operação de crédito se chama ‘’sul-resiliente’’.
O banco BRDE, juntamente ao Banco Mundial, criaram essa operação para ajudar municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a realizarem obras de infraestrutura ou para auxiliar estas localidades com problemas de enchentes e deslizamentos, para atuar como uma forma de prevenção ou reparo a estes desastres.
‘’Obras que não teríamos dinheiro pra fazer com recurso próprio e que são fundamentais pra essas regiões, para que a água não entre mais na casa dessas pessoas’’, completa o secretário.
Ele também comentou sobre o FONPLATA, empréstimo esse que, na época, era de 180 milhões de reais, e exigia do município uma contrapartida de 20% da Prefeitura. Porém, agora com este novo empréstimo, não será exigido nenhum tipo de contrapartida.
Outro ponto a ser citado é o das taxas. Ao consultar outros bancos, como o do Brasil e a Caixa Econômica Federal, o número chegava a quase 20%, mas com a nova operação de crédito as taxas chegam a quase 5% nos juros.
Confira no vídeo anexado a esta matéria mais informações sobre o empréstimo realizado pela Prefeitura.