De olho em um dos períodos mais movimentados do comércio no município, o Procon esteve em alguns supermercados nesta quinta-feira (21), realizando fiscalizações em busca de irregularidades que possam prejudicar o consumidor.
A diretora Raquel Schoening, que assumiu o comando do órgão há dez dias, também esteve presente com sua equipe e ainda atuou ativamente na fiscalização que visa coibir preços abusivos praticados nesta época do ano.
A assessora do Procon de Brusque, Sabrina Crespi, que possui portaria para atuar como fiscal de campo, foi mais uma a participar da fiscalização e explicou o objetivo da ação. “É uma ação conjunta do Procon do Estado com os Procons municipais para orientar a população. Todos merecem saber onde vai encontrar o preço mais baixo do ovo de chocolate, da barra de chocolate. É uma ação da Páscoa que busca beneficiar o consumidor para que ele não perca tempo nessa procura de preços, que ele saiba exatamente o valor de cada estabelecimento para procurar o lugar mais barato”, afirmou Sabrina.
Sobre a ação em si, a assessora do Procon deu mais detalhes da fiscalização. “Além dos preços, estamos tirando fotos de localização de preço, de uma melhor visualização, mais informações, isso faz parte dessa rotina. O consumidor merece chegar e já visualizar o preço, não tem que perder tempo procurando”, disse.
E as consequências para eventuais irregularidades podem ser bem enérgicas, conforme explicou Sabrina. “Estamos encontrando falhas em quase todos os estabelecimentos nesse sentido. O preço não está visível, o que prejudica o consumidor na hora da compra. Daí o primeiro ponto é a notificação. O estabelecimento vai ter dois ou três dias para entrar na regra; daí depois o segundo ponto cabe à diretora do órgão a aplicação da pena cabível, aplicação da multa”, enfatizou Sabrina.