O município de Brusque possui uma parte de sua tubulação subterrânea muito antiga e os reflexos disso são sentidos com a quantidade de novos buracos abertos em vias públicas diariamente. Pensando em resolver esse problema de maneira urgente, a Prefeitura, através da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou um mutirão no último fim de semana para o conserto dessas tubulações em diversos pontos da cidade.
É importante compreender o porquê tantos tubos se rompem, abrindo buracos e prejudicando a vida dos moradores. Acontece que, por serem muito antigos, esses tubos sofrem com a erosão da constante passagem de água junto a uma série de sedimentos, que vão corroendo a tubulação de dentro para fora. Além disso, o peso do tráfego causa uma pressão extra, de cima para baixo, forçando a tubulação, já fragilizada pelo tempo e pela erosão, a se romper.
O fim de semana foi o período considerado ideal para estes trabalhos por conta da diminuição do tráfego na cidade, eliminando assim a necessidade de interdição das ruas, trazendo mais agilidade para os serviços e sem prejudicar a população.
Este mutirão contou com uma equipe de cinco operadores de retroescavadeiras, cinco motoristas de caminhão, sete pedreiros e quatro ajudantes de pedreiros. Ao todo, foram instalados 55 novos tubos de diferentes medidas.
Localidades e tubulações consertadas:
Prof. Moritz Lehmann - Centro
Theodoro Henrique Staack – Santa Terezinha
Vitório Soares – Santa Terezinha
Augusto Klapoth – Santa Luzia
Nereu Ramos - Jardim Maluche
Próspero Cadore - Guarani
Maximiliano Furbringer – Souza Cruz
Daniel Imhof – São Pedro
Padre Antônio Eising - Azambuja
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho, explicou que esses buracos no asfalto podem enganar muito. “Às vezes a gente olha por cima e o buraco é pequeno, é um buraquinho, como muitas vezes dizem. Daí quando a gente abre é uma surpresa”.
“Nossas equipes de tubulação e drenagem atuam diariamente, principalmente na parte de consertos, que são esses buracos que se rompem na cidade. Então nesse fim de semana, por se tratar de algumas ruas movimentadas e até de trânsito, a gente executa no fim de semana”, explicou Ivan.
Ivan citou o que foi necessário para o sucesso de mais um mutirão. “Essas equipes estavam munidas de uma retroescavadeira, caminhões toco e o principal que é o nosso pessoal braçal. Alguns serventes e pedreiros, que são esses que fazem a diferença, onde fazem realmente o conserto, que identificam o problema a ser resolvido. Então fica o nosso agradecimento a esse pessoal que, mesmo no fim de semana, estão aí dentro de buraco, dentro de esgoto, fazendo essa melhoria e esse reparo necessário”, lembrou o secretário.