Prefeitura de Brusque inicia mutirão de limpeza de valas

As chuvas vêm atrapalhando a realização de diversos trabalhos da Secretaria de Obras, mas nem por isso é hora de cruzar os braços. Muito pelo contrário. Nesta terça-feira (27) foi iniciado mais um novo mutirão, desta vez com o foco na limpeza de valas do município.

Uma tarefa altamente complexa, muitas vezes de difícil compreensão da população em geral, mas de fundamental importância para todos, visto que estas valas correspondem aos pontos finais dos canais de drenagem. Assim, este serviço ajuda a prevenir alagamentos e cheias em épocas de fortes chuvas.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho, explicou como se deu a dinâmica das atividades de hoje. “A gente começou o serviço no bairro Poço Fundo, com a limpeza da vala que recebe bastante água dos bairros ao redor”, disse. “Depois, no bairro São Luís, próximo a Capela Cristo Rei, o destaque principal é onde vai ser feita a limpeza daquela calha que escoa as águas que vem dos bairros São Pedro e São Luís”, detalhou o secretário.

Ivan falou também sobre as consequências positivas para a população. “Um serviço que a gente tem diariamente e roda bastante na Secretaria de Obras é a limpeza de vala, limpeza e desassoreamento das valas em todos os bairros do município. Neste serviço, a importância principal é evitar os alagamentos e beneficiar e otimizar o funcionamento dos sistemas de drenagem. Ele nada mais é do que o ponto final de todas as drenagens que desembocam pro rio e para os ribeirões”, explicou.

Ele ainda explicou como é preciso improvisar certos serviços para não deixar servidores e equipamentos da secretaria de Obras parados em tempos de chuvas, como neste início de semana. “Com esse tempo, as condições climáticas não estão muito favoráveis para obras de grande monta por causa das chuvas, como choveu a noite toda nessa madrugada, então a gente faz um aproveitamento das escavadeiras para estar fazendo também esse serviço”, finaliza.

Policiais de Brusque participam de capacitação em armamento e tiro

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), promoveu nesta semana na cidade de Blumenau, o Curso de Habilitação e Atualização em Submetralhadora .40. O curso contou com a participação de três policiais civis de Brusque, junto com diversos outros do Vale do Itajaí. O curso tem como objetivo aprimorar habilidades de tiro e técnicas policiais relacionadas ao uso de arma de...
Continuar lendo...

Jovem é preso após tentar furtar R$ 2 mil em figurinhas de Pokémon

Um jovem de 19 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (29), após tentar furtar seis caixas de figurinhas do Pokémon, além de outros produtos em um supermercado. O fato ocorreu por volta das 09h33, no bairro Vila Nova, na cidade de Blumenau. Conforme o relatório enviado pela PM, uma guarnição se deslocou até um supermercado onde o jovem já estava detido pelos funcionários. Eles informaram que o jovem teria tentado sair...
Continuar lendo...

Colisão entre carro e moto deixa um ferido no Maluche

Um homem de 49 anos foi levado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja após uma colisão entre um carro e uma moto em Brusque. O acidente ocorreu por volta das 10h58, na avenida Dom Joaquim, no bairro Maluche. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrado sentado na calçada a vítima, um homem de 49 anos, que era condutor de uma moto Yamaha/Fazer. Ele estava consciente e orientado, apresentando ferimentos na perna direita, assim...
Continuar lendo...