Há quase cinco meses, a família da Rosana vive um drama. O barranco que separa a casa dela da rua, no bairro Thomaz Coelho, em Brusque, cedeu e tomou parte da rua, na região popularmente conhecida como Serrinha. Desde então, diversos contatos e promessas da prefeitura de fazer a limpeza do espaço ocorreram, mas até agora, nada.
Na semana passada, a Rádio Cidade FM esteve no local e verificou com a família acerca do problema. Segundo Rosana, a promessa de solução foi feita por servidores da Secretaria de Obras. No entanto, isso vem se postergando e a própria Prefeitura notificou a família para resolver o problema.
“No dia 25 de outubro do ano passado, deu uma chuva e caiu o muro. A Defesa Civil esteve aqui, deu o laudo e encaminhou para a Secretaria de Obras fazer a limpeza do local. Mas, até agora, nada. Falei com a Defesa Civil e disseram que no dia seguinte seria feita a limpeza, mas não aconteceu”, relatou Rosana.
Segundo ela, um servidor do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) também esteve na residência da família e notificou para que a limpeza fosse feita. No entanto, mesmo assim o setor de Obras não realizou o serviço.
A moradora afirma que a família não tem condições de arcar com o custo de máquinas para retirar o barro. O serviço, conforme levantado por eles, gira na casa de R$ 5 mil. Por conta disso, o problema persiste e atrapalha, também, quem passa por ali. Acima da casa da família Silva moram dezenas de famílias.
“Está intransitável, bem complicado. Passa ônibus escolar e outros veículos e está bem complicado mesmo”, pontua ela.
A família de Rosana afirma que consegue construir um outro muro no espaço. Alguns materiais para isso, inclusive, já foram comprados. No entanto, sem a limpeza da via isso não é possível de ser feito.
Limpeza ocorreu nesta sexta-feira
A reportagem da Rádio Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Brusque. Por meio da Secretaria de Comunicação Social, a Secretaria de Obras informou que o próprio secretário da pasta, Ivan Bruns Filho, iria pessoalmente no local verificar o que poderia ser feito e ter uma ideia melhor da situação. Isso ocorreu na tarde de ontem, quinta-feira (22). Na manhã desta sexta-feira (23), Rosana entrou em contato om a Rádio Cidade para informar que a equipe estava lá naquele momento fazendo a limpeza do espaço.
Colaborou Amanda Liceski.