Professores da Apae de Brusque participam de capacitações

Nas últimas duas semanas, professores e demais profissionais dos três centros de atendimento da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, participaram de uma intensa programação de cursos, palestras e demais capacitações. O intuito foi prepará-los para mais um ano de atividades. 

Conforme a orientadora do Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecon), Sandra Sapelli de Almeida Waldrigues, o intuito é preparar os profissionais para atender ainda melhor os usuários e promover a integração de todos. “Foram duas semanas intensas de trabalho. Nós, da orientação pedagógica, juntamente com a direção, programamos uma série de conteúdos que fazem parte do dia-a-dia na instituição e que atendem as demandas dos professores no decorrer do ano. Também temos alguns profissionais novos e o momento foi de grande importância para acolhê-los e apresentar a eles tudo o que desenvolvemos aqui”, afirmou Sandra. 

Ela destacou que as atividades realizadas foram a elaboração de planejamento, produção de materiais adaptados para os educandos, palestras técnicas e de comportamento. Além de um momento de integração entre os profissionais dos três centros de atendimento. “Tivemos a presença dos assistentes sociais da Apae de Brusque explicando sobre o serviço social realizado aqui e também com uma das nossas fisioterapeutas falando sobre o Pediasuit, que é um protocolo de terapia que a instituição possui. Além disso, a articuladora de educação especial, Anelyn Pinheiro, apresentou o planejamento anual do projeto ‘Apae fora dos muros’. Também houve um momento para conhecermos melhor o sistema ARGUS, onde são lançadas todas as presenças, faltas e observações.

Foram realizados ainda momentos com profissionais internos, e duas palestras externas: a primeira com a psicóloga Ana Paula dos Santos Siqueira, que abordou o tema ‘Percepção do trato no dia-a-dia’. E a segunda com a palestrante e especialista Graziela Tomasi Bertolini, sobre inteligência emocional e autoconhecimento, intitulada ‘Tomando a vida nas mãos’”, explica a orientadora. 

Primeiro dia de atividades 

Na segunda-feira, 19 de fevereiro, os educandos retornaram às atividades e para recepcioná-los foi realizada a primeira edição do ano do Intervalo Animado. A atividade, criada pelo professor Marcelo da Silva Gomes, tem o formato de um programa de entrevistas com os educandos e muita música. Todas as edições são transmitidas on-line através das redes sociais da Apae de Brusque. “Pensamos que o primeiro Intervalo Animado teria que ser com os funcionários e professores, porque nossos amigos gostam muito de nos ver e de saber o que fazemos e gostamos. Então, nessa primeira edição fizemos essa troca de papéis e foi muito interessante: podemos observar que eles estavam muito curiosos e empolgados descobrindo histórias e curiosidades dos profissionais que aqui atuam”, comentou o professor. 

Ele ainda ressaltou que o projeto está gerando um retorno muito positivo dos familiares e até de Apaes de outros municípios. E para este ano, há planos para expandir a atividade.  “Descobrimos que algumas Apaes param suas atividades para acompanhar o nosso Intervalo Animado através das redes sociais. A partir disso, temos no planejamento realizar em 2024 o projeto em outros municípios. Além de trazer novas dinâmicas para os nossos educandos se divertirem”, frisou o professor. 

Gomes finalizou sua fala lembrando que o Intervalo Animado vai muito além de um momento de descontração. “A ideia é trabalharmos a comunicação, interação e socialização deles. É muito mais que uma atividade recreativa, as professoras aproveitam também para observar a maneira que eles se comportam, então é um momento muito importante”, declarou. 

O presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, também esteve presente e participou da atividade como um dos entrevistados do programa. “Estamos muito felizes em receber todos os nossos educandos de uma maneira tão animada e divertida. Eles adoram esse tipo de atividade, todos querem participar, hoje em especial eles estavam muito animados para ver os professores contando um pouco de suas histórias. Foi uma bonita festa e uma linda maneira de iniciarmos as nossas atividades”, finalizou. 

Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 280 alunos recebem atendimento.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Rua está 'desmoronando' e preocupando moradores

A reportagem da Rádio Cidade esteve, na manhã de hoje, quarta-feira (21), durante o programa Rádio Revista Cidade, registrando sobre problemas na Rua Conselheiro Ricardo Kuckenbecker, cruzamento com a Rua Schulemburg, no bairro Souza Cruz, em Brusque.  Guilherme Battisti Borba, que reside na localidade, conta que os moradores estão desde o dia 5 de fevereiro sem resposta da Prefeitura sobre os grandes buracos da via.  Ele também diz que, por...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Tentativa de ultrapassar caminhão acaba não dando certo

Na manhã desta quarta-feira (21), pelas 06h51, uma motocicleta sofreu queda na Rua Santa Cruz, próximo à Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Águas Claras, em Brusque. Segundo informações obtidas no local pela Rádio Cidade FM, o motociclista, que seguia sentido Paquetá para Águas Claras, tentou ultrapassar um caminhão. Porém, ele acabou perdendo o controle da moto, bateu na ilha de segurança...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Carro amanheceu pendurado no barranco

Moradora do bairro Dom Joaquim flagrou um carro pendurado no barranco. Foi na manhã desta quarta-feira (21), entre os bairros Cedro Alto e Dom Joaquim. Segundo a moradora, que encaminhou as imagens à Rádio Cidade, não havia ninguém no veículo, um Fiat Palio. Ela acredita que o carro tenha despencado da área mais alta ali perto e isso pode ter ocorrido durante a madrugada. Não há registro de acionamento de socorro com Corpo de...
Continuar lendo...