Moradores do bairro Limeira Baixa, em Brusque, reclamaram esta manhã de lixo acumulado nas calçadas. O motivo é que um caminhão que deveria ter passado recolher os itens, enviado pela Prefeitura, não passou. Uma pessoa teria prometido isso de casa em casa na semana passada. O veiculo deveria ter recolhido os itens no sábado (21).
Na manhã desta quarta-feira (24), a reportagem da Rádio Cidade esteve na Rua Luiz Bertoldi para verificar a situação. De acordo com os moradores, na última semana, uma pessoa esteve nas residências e pediu para que colocassem todo e qualquer tipo de lixo nas calçadas que um caminhão iria passar e recolher no sábado. Porém, isso não aconteceu e os materiais permaneciam na calçada até a saída da equipe da Rádio Cidade esta manhã, por volta de 7h30.
Uma das moradoras disse que a pessoa que passou pelo local usava um colete de cor marrom, mas não soube dizer se era servidor de algum setor da Prefeitura.
A Rádio Cidade FM apurou que se tratava, na verdade, de servidores do setor de endemias, responsável pelo trabalho de controle da dengue. A equipe visitou o bairro e fez a orientação aos moradores.
Em contato com o setor de endemias, a reportagem soube que a ação, de fato, de pedir aos moradores que colocassem o lixo e entulho na calçada ocorreu na última semana pela equipe. O servidor e fiscal Norberto Vechi afirmou que a Secretaria de Obras disponibiliza um caminhão, uma vez por semana, para que seja feito o recolhimento deste tipo de material. No entanto, como havia muito lixo e entulho nas ruas do bairro, o veiculo não deu conta de juntar tudo no último sábado. A ação de recolhimento deve seguir nos próximos dias.
Colaborou Claudio Santos.