Atleta de Brusque abre 2024 como terceiro melhor do mundo no BMX

Um ano para ficar marcado na história do esporte de Brusque. Lucas Moresco Zimmermann, atleta de BMX nascido no município, terminou 2023 como o terceiro colocado no ranking mundial, na categoria Men Junior, para atletas até 18 anos, um feito histórico para o Brasil. 

Lucas chegou ao seu melhor ranking da carreira e já iniciou sua preparação para alçar saltos ainda maiores em 2024. Ele se mostrou muito orgulhoso do feito, mas também bastante focado em melhorar ainda mais seu ranking neste ano. “Foi um ano muito especial pra mim. Estou muito feliz de poder estar no terceiro lugar do ranking mundial. Pra mim, 2023 foi um ano cheio de resultados gratificantes, como o Campeonato Brasileiro, o quarto lugar na Copa do Mundo, duas Copas Internacionais de nível C1, e estou muito feliz como atleta e seguro das minhas escolhas”, falou o jovem Lucas como se já fosse um veterano.

O atleta brusquense conta com três treinadores, Domingos Lamoglia (Planejamento e direção, Estados Unidos), Halisson Zanon (academia) e Marcelo Debrassi (bike) e treina seis dias por semana. Uma rotina puxada para um jovem de apenas 17 anos.

Seu pai, Helcius, que acompanha Lucas nas competições internacionais, ressalta a importância do Bolsa Atleta. “O Lucas teve dois anos já no Bolsa Atleta Arthur Schlosser, representando Brusque. Sei que o programa passa por mudanças, mas creio que renovaremos para 2024. Então a parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Brusque é importante para a gente”, disse.

E as conquistas de Lucas também passam por Santa Catarina. Em 2022, ele foi campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e da Olimpíada Escolar de Santa Catarina, a Olesc. E as expectativas para este ano são ousadas. “Este 2024 começou em novembro de 2023, quando eu comecei com uma pré-temporada, uma sequência de treinos que são focadas diretamente para ganho de força para entrar 2024 com o pé direito. E esse ano eu tenho como objetivo o Campeonato Mundial, que com certeza é o mais importante de todos, e o Campeonato Panamericano. E outras competições também que vão me ajudar na pontuação do ranking, como as Copas do Mundo. Com certeza meu maior objetivo desse ano seria ganhar esse Campeonato Mundial que é o sonho de qualquer atleta, aí talvez uma Olimpíada no futuro, né?”, disse um otimista Lucas.

Principais competições em 2024 que contam pontos para o ranking mundial:

7/1- Sunshine Nationals - Estados Unidos - UCI Classe C1
16-17/3 - Carolina Nationals - Estados Unidos - UCI Classe HC
14-14/4 - Pan Americano - Colômbia - UCI Classe C1
17-18-19/05 - 2024 UCI Worlds Championship - Estados Unidos - UCI Classe WC
22/6 - UCI Copa do Mundo 7 - Holanda - UCI Classe CDM
23/6 - UCI Copa do Mundo 8 - Holanda - UCI Classe CDM
6 e 7/7 - Campeonato Brasileiro - local a definir - Classe UCI CN
Nov 2024 - JASC - local a definir - Fesporte
Dez 2024 - Joguinhos Abertos de SC - Criciúma - Fesporte

Hegemonia? Brusque é o time com mais finais de Catarinense nos últimos anos

Se o exercício de volta no tempo fosse possível, um viajante que tornasse ao ano de 2014, exatamente há uma década, certamente seria motivo de chacota ao declarar que o então rebaixado à Série B do Campeonato Catarinense, Brusque FC, virou uma das principais forças do estado de Santa Catarina. À época, o Quadricolor terminou o estadual em 9º lugar, caiu para a segunda divisão e não tinha sequer...
Continuar lendo...

Corpo de Bombeiros registra aumento exponencial de crianças perdidas em SC

Na última terça-feira, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou o segundo Boletim da Operação Veraneio 2023/2024 compreendendo dados de 16 a 31 de dezembro de 2023 de todo o estado. Só neste curto espaço de tempo, a corporação registou um aumento de 25% nos casos de crianças perdidas nas praias, ou seja, que por algum motivo ficou desacompanhada de um adulto responsável por alguns minutos ou...
Continuar lendo...

Veja quando fazer o documento do carro em 2024

O calendário de pagamento do IPVA para 2024 em Santa Catarina foi divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). As alíquotas aplicadas no estado são de 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros, e 1% para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga/passageiros e os destinados à locação. O IPVA catarinense é o menor do que o praticado em pelo menos 24 estados do país. A base de...
Continuar lendo...