Bombeiros usam dez mil litros de água para conter incendio

As gguarniçõesdo Corpo de Bombeiros de e Gaspar foram acionadas para atender um incêndio em edificação. No local, foi constatado um incêndio em um contêiner, localizado no pátio da indústria têxtil no bairro Centro.

O contêiner possuía uma grande carga de fios de algodão armazenados, que vieram a entrar em combustão, ocasionando o incêndio. As causas ainda serão apuradas em perícia apropriada, segundo a corporação. 

No momento da chegada das equipes, os funcionários da empresa tentavam combater as chamas utilizando o Sistema Hidráulico Preventivo do local. Devido as condições adversas de calor e fumaça, todos os colaboradores foram afastados, o local foi isolado e o CBMSC de Gaspar assumiu o combate, utilizando material e EPI mais adequado.

Foi realizada a retirada continua de material para diminuir a quantia de combustível disponível, para melhorar o acesso aos focos de incêndio. Ainda, foi efetuado o ataque direto as chamas com linha pressurizada.

Devido a carga de incêndio e as características do contêiner, foi necessário realizar uma abertura no teto, com maquinário de corte, para possibilitar a ventilação vertical dos gases oriundos da queima e auxiliar as equipes de trabalho quanto visibilidade e evitar fenômenos adversos relacionados ao excesso de fumaça.

A guarnição também realizou a proteção de áreas adjacentes com o objetivo de evitar a propagação das chamas para o interior da edificação, que possuía uma grande quantia de material. A edificação não foi atingida e todo material que não estava no contêiner atingido foi salvo.

Ao todo, foram utilizados cerca de 10 mil litros de água entre combate e rescaldo.