Acadêmicas da UNIFEBE são destaques na Olimpíada do Oceano

Os Jogos com a temática Cultura Oceânica das acadêmicas da 4ª, 5ª e 6ª fases de Pedagogia da UNIFEBE foram premiados de forma virtual na Olimpíada Nacional do Oceano 2023. 
Os trabalhos, produzidos pelas estudantes de forma individual ou em dupla como Atividade Prática Supervisionada - APS, no componente curricular de Ciências da Natureza: Saberes e Práticas, ministrado pela professora Tamily Roedel, foram inscritos na modalidade Produções Artísticas, Culturais e Tecnológicas. 

“Para incentivar a participação na competição e inspirar as acadêmicas para elaborar os jogos, abordamos ao longo das aulas questões como os principais impactos que vêm sendo observados nos Oceanos, a relação das Bacias Hidrográficas com os Oceanos e os danos causados aos animais marinhos. Também ressaltamos a importância da escolha dos materiais que não agridem tanto o meio ambiente, sendo proibido o uso do EVA para a elaboração dos trabalhos”, explica Tamily. 

Reconhecimento
O jogo das acadêmicas Priscila Rocinski Venera e Andréia Hames ganhou medalha de prata na etapa nacional da competição e de ouro na etapa regional. Com materiais recicláveis, as alunas criaram uma espécie de pescaria. Voltado para o ensino dos estudantes da Educação Infantil, o trabalho envolve informação e conscientização sobre o descarte do lixo nos oceanos e a relação da poluição com a extinção dos animais marinhos. 

“A ideia é que o aluno aprenda brincando. Aprenda sobre o tempo de decomposição do lixo na natureza, sobre as espécies marinhas e desenvolva a percepção do cuidado com o oceano. Por ser uma atividade lúdica, ela desenvolve ainda a coordenação motora, concentração e trabalha a conscientização”, destaca a acadêmica Andréia Hames. 
As estudantes foram certificadas digitalmente, com medalhas virtuais, já que o foco da competição é incentivar a reflexão sobre a cultura de preservação ambiental. “Foi uma honra receber essa premiação, pois nos fez perceber que estamos no caminho certo em direção ao nosso futuro profissional”, complementou a estudante. 

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, lembra que este é o segundo ano que o curso é destaque na Olimpíada do Oceano. “Esse reconhecimento evidencia o compromisso do nosso curso também com a temática da sustentabilidade, e o engajamento da professora Tamily que sempre desenvolve projetos dessa natureza, envolvendo as futuras pedagogas, contribuindo para uma formação científica. Estamos muito orgulhosos”, evidencia a coordenadora.
 
A Olimpíada
A Olimpíada do Oceano é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não formal de todo o país, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. Contribuindo com a formação de uma Geração Oceano, esta iniciativa se alinha à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030) e às ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Confira o nome das acadêmicas premiadas na competição em unifebe.edu.br.

Prefeitura de Brusque lamenta morte ex-nadadora

A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes emitiu na noite desta terça-feira (19) uma nota lamentando a morte da ex-atleta de natação Kiara Caroline Kohler. O falecimento ocorreu nesta segunda-feira (18).  Confira a nota "A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), manifesta seu mais profundo pesar pelo precoce falecimento da ex-atleta de natação Kiara...
Continuar lendo...

Prefeitura abre Concurso Público para a Secretaria de Educação

A Prefeitura publicou o edital 001/2023 para a contratação em caráter efetivo de diversas vagas para a Secretaria de Educação. Os cargos disponíveis são destinados a Professores, Coordenadores Pedagógicos, Psicólogo Educacional, Assistente Social Educacional e Monitores Desta vez, a prova será aplicada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE). As inscrições iniciam no...
Continuar lendo...

Assinada a ordem de serviço das obras da rua Victor Meirelles

Após mais de 20 anos de espera, o morador da rua Victor Meirelles, Claudio Bonamente, poderá, enfim, ver a obra de macrodrenagem ser realizada no local. Durante esta terça-feira (19), foi assinada a ordem de serviço das obras de macrodrenagem da bacia da rua Victor Meirelles e Pomerode, que conecta os bairros Santa Rita e São Luiz. Esta será a primeira obra a ser executada com os recursos destinados ao financiamento do Fundo Financeiro para o...
Continuar lendo...